ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Índios protestam contra nomeação de Terena para coordenação da Funai

Cacique de acampamento na BR-463 diz que presidente da Funai escolheu coordenador sem falar com as lideranças

Helio de Freitas, de Dourados | 02/10/2017 12:03
Fernando Souza (à direita) conversa com índios que ocupara coordenação regional (Foto: Direto das Ruas)
Fernando Souza (à direita) conversa com índios que ocupara coordenação regional (Foto: Direto das Ruas)

Índios protestaram na manhã de hoje (2) no prédio da Funai em Dourados, a 233 km de Campo Grande, contra a nomeação do Terena e servidor público federal Fernando da Silva Souza, como coordenador regional do órgão. O grupo chegou a entrar no prédio e foi recebido por Fernando. Em seguida os índios deixaram o local.

O grupo do acampamento Pacury, localizado entre Dourados e Ponta Porã, perto da BR-463. Ao Campo Grande News, o cacique da comunidade, Bonifácio Duarte, disse que a nomeação de Fernando não foi comunicada às lideranças e nem o próprio nomeado conversou com os caciques. “Essa nomeação foi feita errada, tem que conversar com as lideranças, não pode ser assim”, afirmou ele.

Esse é o segundo protesto contra a nomeação de Fernando Souza para o cargo. Na sexta-feira (30), o Campo Grande News mostrou que servidores da Funai em Dourados enviaram carta ao presidente Michel Temer reclamando da escolha por indicação política. Ele teria sido nomeado com apoio do deputado federal Geraldo Resende (PSDB).

No documento, também endereçado ao presidente da fundação Franklimberg Ribeiro de Freitas, ao ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha e ao ministro da Justiça Torquato Jardim, os funcionários reclamam de interferência por interesses político-partidários no comando da regional que atende pelo menos metade dos 50 mil índios de Mato Grosso do Sul.

“Não apresentamos aqui uma posição particular em relação ao nome apresentado, mas à forma como tal decisão foi tomada, sem qualquer diálogo com o movimento indígena, particularmente a Aty Guasu ou com os servidores da Coordenação Regional de Dourados. Tal procedimento revela uma postura que não dialoga com os princípios da política indigenista brasileira”, afirma a carta.

No documento, 16 funcionários da coordenação em Dourados afirmam que a nomeação contrariou posição tomada pela Aty Guasu em fevereiro deste ano. “A Aty Guasu se manifestou publicamente pela continuidade na gestão da coordenação do servidor José Vitor Dalla Nora. As lideranças ali presentes afirmaram claramente que não aceitariam qualquer nomeação por motivação político-partidária”.

José Vitor assumiu o temporariamente o cargo em fevereiro deste ano, após a exoneração de Vander Aparecido Nishijima, que era da cota do PT. Fernando Souza é auxiliar de enfermagem, mas concursado como técnico de biblioteca na UFGD.

Nos siga no Google Notícias