ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Aprovado pela Câmara, uso obrigatório de máscara depende de aval da prefeita

Com 186 casos de coronavírus e apontada como novo epicentro da doença em MS, cidade ainda não exige uso de máscara nas ruas

Helio de Freitas, de Dourados | 26/05/2020 16:49
Douradenses de máscara na rua, mas uso em espaços públicos ainda não é obrigatório (Foto: Helio de Freitas)
Douradenses de máscara na rua, mas uso em espaços públicos ainda não é obrigatório (Foto: Helio de Freitas)

Incluído no documento enviado nesta terça-feira (26) pelo Ministério Público ao comitê de enfrentamento ao novo coronavírus cobrando estudo técnico sobre medidas mais duras contra a pandemia, o uso de máscara nas ruas ainda não é obrigatório em Dourados, a 233 km de Campo Grande. O número de casos do novo coronavírus aumentou quase 300% em uma semana na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, que tem agora 186 confirmados e passou a ser apontada como novo epicentro da doença no Estado.

Aprovado em duas sessões pela Câmara de Vereadores, o projeto apresentado pela Mesa Diretora determinando o uso obrigatório de máscara depende agora de sanção da prefeita Délia Razuk (PTB) para se tornar lei. Atualmente, o equipamento só é obrigatório em bancos, lotéricas, transporte coletivo e supermercados.

Na segunda votação, o projeto original recebeu emenda dos vereadores Alberto Alves dos Santos, o Bebeto (PTB), e de Mauricio Lemes Soares (PSB). Com isso, a multa de uma Uferms (cerca de R$ 30), que inicialmente seria aplicada a todos que descumprissem a norma, agora só será adotada em caso de reincidência. Os dois afirmaram que a emenda reforça o “caráter educativo” do projeto.

Assim que a proposta for sancionada pela prefeita, as máscaras, mesmo de produção artesanal, deverão ser usadas em qualquer local com aglomeração de pessoas, além de logradouros e áreas de acesso público, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

Outra emenda, do vereador Elias Ishy (PT), determina que os valores arrecadados com as multas sejam revertidos no Fundo Municipal de Saúde. “Sabemos das dificuldades, mas o uso de máscara pode ajudar a cidade e enfrentar um lockdown”, afirmou o presidente da Câmara Alan Guedes (Progressistas).

Nos siga no Google Notícias