ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Atentado contra inspetor da PRF tem reviravolta quase 4 anos depois

Em audiência da Operação Nepsis, policial diz não existir prova de que mandante foi Fábio Costa, o “Pingo”, e suspeita de agentes

Helio de Freitas, de Dourados | 25/11/2020 11:41
Inspetor da PRF durante depoimento por vídeoconferência à Justiça Federal (Foto: Reprodução)
Inspetor da PRF durante depoimento por vídeoconferência à Justiça Federal (Foto: Reprodução)

Reviravolta no caso envolvendo o atentado a tiros contra a casa do inspetor da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Waldir Brasil Junior, ocorrido em abril de 2017 em Dourados, a 233 km de Campo Grande.

Ao contrário do especulado há três anos e meio, a ordem para o ataque pode não ter partido de Fábio Costa, o “Pingo”. Preso atualmente em Foz do Iguaçu (PR) após ser localizado em sua casa em Salto del Guairá, o ex-policial militar é acusado de ser um dos principais chefes do contrabando na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul.

“Pingo” foi apontado até pelo Ministério da Justiça como mandante do ataque a tiros ocorrido às 4h40 de 16 de abril de 2017, um domingo de Páscoa. O inspetor e seus familiares dormiam na casa quando foram acordados por rajada de tiros. Pelo menos 22 disparos de pistolas calibres 9 milímetros e 40 atingiram a casa e o carro da família.

A lista dos 26 mais procurados do País, divulgada em janeiro deste ano pelo então ministro da Justiça Sergio Moro, se referia a Fábio Costa como “suspeito de ter participado de ataque à casa de um inspetor da PRF do Mato Grosso do Sul, em 2017, após a apreensão de uma carga de cigarros contrabandeados avaliada em R$ 14 milhões”.

Agentes públicos – Entretanto, em audiência por videoconferência, nesta terça-feira (24), o inspetor da PRF afirmou não existir elementos comprovando que Fábio Costa tenha ordenado o ataque. A audiência da Justiça Federal em Ponta Porã fez parte da ação criminal no âmbito da Operação Nepsis, que desmantelou a quadrilha de contrabandistas de cigarro, em setembro de 2018.

No depoimento acompanhado pelo MPF (Ministério Público Federal) e pelos advogados de defesa de Fábio Costa e de Fabiano Signori, o “Toro”, Waldir Brasil Junior disse acreditar que o ataque foi praticado por agentes públicos como retaliação pelas seguidas apreensões de cargas de contrabando.

Também preso recentemente no Paraguai e assim como “Pingo” recolhido atualmente em Foz do Iguaçu, “Toro” é apontado como um dos gerentes do contrabando e foi acusado de vigiar os policiais rodoviários que aprendiam as cargas de cigarro.

Buraco de bala em janela da casa de policial em atentado de abril de 2017 (Foto: Arquivo)
Buraco de bala em janela da casa de policial em atentado de abril de 2017 (Foto: Arquivo)

Mesada – “As pessoas que fizeram isso [atentado] estavam interessadas que eu fosse embora daqui”, afirmou o inspetor do PRF, conforme vídeo do depoimento ao qual o Campo Grande News teve acesso.

No depoimento, Waldir Brasil Junior relatou ter conversado com o delegado da Polícia Federal Felipe Menezes – responsável pelas investigações da Operação Nepsis – e este teria dito que não havia nada concreto ligando “Pingo” ao atentado.

“O que eu tenho é que seriam agentes públicos para não perder a rota desse cigarro de Caarapó a Amambai, para não perder a ‘mesada mensal’”, afirmou Brasil. Questionado por um dos advogados de defesa, o policial afirmou acreditar que se tratou de “ação autônoma” de agentes públicos (policiais corruptos) para intimidá-lo.

Ouvido na mesma audiência, o delegado Felipe Menezes, da Polícia Federal em Ponta Porã, disse que Waldir Brasil havia comentado como ele informalmente sobre sua suspeita contra agentes públicos e afirmou existir correlação do contrabando de cigarro como atentado. “Mas em momento algum imputei o atentado à organização”, disse o delegado.

Defesa – À reportagem, a defesa de Fábio Costa disse que a audiência de ontem traz luz à “acusação infundada” de que ele teria ordenado o ataque. Segundo um dos advogados, a existência dessa suspeita ligando “Pingo” ao ataque a tiros foi fundamental para a decisão do Juízo Federal em Ponta Porã, que acatou o pedido do MPF e autorizou a transferência de Fábio para o sistema penitenciário federal.

A transferência ainda está sendo analisada pelo juiz corregedor do sistema prisional federal. Enquanto isso, Fábio Costa continua preso em Foz do Iguaçu. Depois da audiência, a defesa vai entrar com pedido de habeas corpus para barrar a transferência. “Quanto às demais acusações, vamos provar ao longo do processo a inocência dele”, afirmou a defesa.

Ocorrido há 43 meses, o ataque à casa do inspetor da PRF ainda é investigado pela delegacia da Polícia Federal em Dourados.

O Campo Grande News tentou saber como está o caso. A assessoria da Superintendência da PF informou que a reportagem deveria procurar a delegacia em Dourados, mas o agente responsável pela comunicação local não foi encontrado.

Nos siga no Google Notícias