ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Bandeirantes reivindica 22 mil hectares que hoje são de Rochedo

Marta Ferreira | 31/08/2011 16:52

Os municípios de Rochedo e Bandeirantes estão disputando uma área de 22 mil hectares que, hoje, é considerada oficialmente como sendo do primeiro, mas que é atendida pela administração do segundo.

A Prefeitura de Bandeirantes quer que seja feita uma nova delimitação e para isso está criando uma comissão para cuidar do assunto. “É muito importante para o Município de Bandeirantes esta divisão, pois melhorará em todos os aspectos, e Bandeirantes receberá legalmente a área que é de direito”, afirma o prefeito, Flávio Gomes (PR).

No resumo da ópera, a disputa envolve recursos repassados pelo Estado e pela União. Bandeirantes afirma que acumula prejuízos por não receber repasse de verbas referente a esse território e a população que vive nele. São cerca de 130 propriedades rurais nas regiões conhecidas como Barreirinho, Pontinha, Casa Branca e São João.

O assunto foi tratado no dia 25, em uma reunião com técnicos da Agraer, para apresentação de levantamento territorial da região em questão.

Segundo a Prefeitura de Rochedo, o georreferenciamento, todo o problema se deve a um erro do georreferenciamento feito no Estado, que colocou as regiões no território de Rochedo.

Os levantamentos realizados, conforme Rochedo defende, mostram que a área de 22 mil hectares pertence, de fato, a Bandeirantes, como previsto na lei que criou o Município, em 1963.

“O equívoco trouxe ao Município enorme prejuízo, visto que além do decréscimo de seu território, tem sofrido prejuízos fiscais e também da ordem de recursos públicos estaduais e federais. Não obstante o equívoco que determinou a área em questão pertencente ao Município de Rochedo, em razão dos limites históricos, o Município de Bandeirantes continua atendendo a região com todos os serviços públicos devidos”, afirma a prefeitura em material divulgado à imprensa.

A comissão que está sendo criada tem o objetivo, conforme a Prefeitura, de acompanhamento da resolução, política ou jurídica, a ser encontrada sobre o assunto.

O prefeito de Rochedo, Adão Arantes, disse que é preciso fazer estudos para definir de quem é a área de fato. Ele disse que não pode abrir mão do território tão facilmente, pois também vai ter perda no repasse de verbas.

Arantes confirmou que é Bandeirantes quem atende a região, mas diz que Rochedo também desenvolve ações para a área. Ele disse que essa situação também ocorre em relação a um território que na verdade é de Jaraguari, mas é atendido por Rochedo.

Nos siga no Google Notícias