Câmara vai mudar lei para abrigar aliado de Délia em Fundação de Saúde
Projeto encaminhado pelo Executivo deve entrar na pauta da sessão de hoje; é a primeira de uma série de mudanças que deverão ser feitas na estrutura do primeiro escalão da Prefeitura de Dourados
A Câmara de Vereadores de Dourados deve votar na sessão de hoje à noite o primeiro projeto de interesse da nova administração. Encaminhada pelo Executivo, a matéria altera a lei que criou ao Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) e amplia os quadros de profissionais aptos para o exercício da presidência do órgão.
O objetivo da mudança é permitir que o ex-vereador Albino Mendes assuma a presidência da fundação a partir de janeiro de 2017. Antigo aliado da prefeita eleita Délia Razuk (PR), Albino foi um dos principais coordenadores da campanha vitoriosa da vereadora na eleição deste ano.
- Leia Também
- Sem cerimônia, juiz vai diplomar eleitos por ordem de chegada
- Pressionada por Reinaldo, Câmara vota contrato da Sanesul ainda em 2016
Atualmente apenas profissional de saúde pode assumir a presidência da fundação, que foi criada pelo prefeito Murilo Zauith (PSB) em 2014 para administrar o Hospital da Vida e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Conforme o projeto encaminhado pelo Executivo e que precisa ser aprovado em plenário ainda em 2016, passa a ser incluído entre os profissionais aptos a assumir a presidência o bacharelado em ciências jurídicas. Albino Mendes é formado em direito.
Mais mudança – Outros projetos devem chegar à Câmara de Vereadores nesta semana, já que o Legislativo realiza a última sessão ordinária na quinta-feira (15) e inicia o recesso no dia 19.
Entre as mudanças que serão feitas na minirreforma solicitada por Délia Razuk ao atual prefeito estão a divisão da Secretaria de Fazenda, criando uma pasta para cuidar da arrecadação e outra para ordenar despesas, alteração na Secretaria de Planejamento e recriação da Secretaria de Comunicação – atualmente o setor faz parte da Secretaria de Governo.
Existe especulação também de alteração na Secretaria de Governo, que deve ser ocupada pelo ex-secretário do governo Zeca, Raufi Marques. O titular da pasta deve perder o caráter de ordenador de despesas – função que ficará restrita à secretaria que será criada pela divisão da pasta da Fazenda.
Diplomação – Na tarde de hoje, os eleitos em Dourados serão diplomados no cartório eleitoral, sem uma cerimônia. O juiz eleitoral Jonas Hass da Silva Junior vai entregar o diploma a cada um dos eleitos e a um suplente de cada coligação. A entrega será feita das 12h às 15h para Délia Razuk, para o vice-prefeito eleito Marivaldo Zeuli (PPS) e aos os vereadores.
De acordo com o ofício encaminhado pelo juiz eleitoral, além da prefeita e do vice-prefeito, serão diplomados os 19 vereadores eleitos um suplente de cada coligação.