ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  13    CAMPO GRANDE 

Interior

Outra casa de reza é destruída pelo fogo dentro de reserva indígena de MS

Espaço pertence a comunidade da Terra Indígena de Porto Lindo, instalada em Japorã, a 470 km da Capital

Por Gustavo Bonotto | 19/06/2024 23:11

A principal casa de reza da comunidade da Terra Indígena de Porto Lindo, em Japorã, a 470 quilômetros de Campo Grande, foi destruída por incêndio na noite desta quarta-feira (19). O fogo queimou totalmente a estrutura de madeira coberta por capim sapé. Com pelo menos 4,7 mil moradores, a reserva é a mais populosa da região.

Moradores da aldeia perceberam as chamas no início da manhã e chamaram o Corpo de Bombeiros. Uma equipe foi ao local, mas não conseguiu evitar a destruição total do espaço, considerado sagrado.

As imagens acima foram gravadas por moradores e enviadas à Aty Guasu (Assembleia Geral do Povo Kaiowá e Guarani). "Não sabemos o porquê, qual o motivo", destacou a publicação nas redes sociais.

Em áudio enviado pelo aplicativo WhatsApp, uma moradora da aldeia, chorando, comunicou o fato e pediu para moradores de outras comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul.

Não há informações sobre o que poderia ter causado o incêndio. Espaço sagrado para os Guarani-Kaiowá, a casa é onde acontecem atividades religiosas, com práticas de cânticos, rezas e danças.

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok

Nos siga no Google Notícias