A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019

08/07/2019 11:25

Casa de reza é destruída pelo fogo em reserva mais populosa do país

Principal casa de reza dos Guarani-Kaiowá, na aldeia Jaguapiru, foi totalmente queimada na madrugada de hoje

Helio de Freitas, de Dourados
Casa de reza da aldeia Jaguapiru, em Dourados, foi destruída pelo fogo (Foto: Direto das Ruas)Casa de reza da aldeia Jaguapiru, em Dourados, foi destruída pelo fogo (Foto: Direto das Ruas)

A principal casa de reza dos Guarani-Kaiowá na reserva indígena de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, foi destruída por incêndio na madrugada desta segunda-feira (8).

O fogo queimou totalmente a estrutura de madeira coberta por capim sapé. Com pelo menos 17 mil moradores, a reserva de Dourados é a mais populosa do país.

Moradores da aldeia perceberam as chamas no início da manhã e chamaram o Corpo de Bombeiros. Uma equipe foi ao local, mas não conseguiu evitar a destruição total do espaço, considerado sagrado pelos Guarani-Kaiowá.

Em áudio enviado pelo aplicativo WhatsApp, uma moradora da aldeia, chorando, comunicou o fato e pediu para moradores de outras comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul.

A casa tem como rezador principal o cacique Getúlio de Oliveira e até agora não há informações sobre o que poderia ter causado o incêndio. Espaço sagrado para os Guarani-Kaiowá, a casa é onde acontecem atividades religiosas, com práticas de cânticos, rezas e danças.


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions