Chuva de março supera média dos últimos 28 anos em Dourados
O mês de março foi o mais chuvoso nos últimos 28 anos em Dourados. Conforme dados da estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste, choveu 321 mm (milímetros). O índice só foi superado em março de 1985, quando foram 431 milímetros.
“Esse ano choveu mais que o dobro da média histórica de março, que é de 142 mm”, explica o pesquisador Carlos Ricardo Fietz. Em março, foram dez dias chuvosos consecutivos. Em 18 de março, choveu 101 mm em apenas sete horas.
Devido às chuvas abundantes, o solo esteve em condições satisfatórias de umidade durante todo o mês.
- Leia Também
- Com chuva recorde, rio desabriga famílias e inunda asilo em Miranda
- Em 5 dias, Capital registra 68,5% da chuva esperada para todo mês
"O milho semeado até 10 de março foi grandemente beneficiado com essas chuvas, pois durante todos os dias desse mês as condições de umidade do solo foram ideais, o que tem proporcionado o desenvolvimento positivo da cultura semeada no período recomendado pelo zoneamento agrícola", afirma o pesquisador.
Com base nos registros do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), houve chuva expressiva em março na maioria dos municípios: Maracaju (84 mm), Ponta Porã (161 mm), Campo Grande (183 mm), Sete Quedas (205 mm), Itaquiraí (212 mm), Sidrolandia (214 mm) e Amambai (278 mm). Em Juti, as chuvas no mês de março foram 327 mm.