ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Com 90 mil doses em estoque, vacinação contra dengue começa amanhã em Dourados

Município inicia campanha inédita em parceria com laboratório japonês para imunizar pessoas entre 4 e 59 anos

Por Jhefferson Gamarra | 02/01/2024 14:04
Membros da prefeitura de Dourados e do laboratório responsável pelo imunizante (Foto: Divulgação)
Membros da prefeitura de Dourados e do laboratório responsável pelo imunizante (Foto: Divulgação)

Dourados, a 251 quilômetros de Campo Grande, inicia a campanha de vacinação contra a dengue a partir desta quarta-feira (3). A iniciativa, pioneira no Brasil, deve alcançar aproximadamente 150 mil moradores, com idades entre 4 e 59 anos.

A ação será coordenada pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde) em colaboração com o laboratório japonês Takeda, responsável pelo desenvolvimento da vacina Qdenga. O imunizante, que requer duas doses para alcançar imunidade completa, foi disponibilizado pelo laboratório em uma entrega inicial de cerca de 90 mil doses.

O Núcleo de Imunização começará a aplicação a partir das 7h30 desta quarta-feira em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município. Para receber a primeira dose da vacina, os residentes precisam apenas se dirigir à unidade de saúde mais próxima, com documentos pessoais como CPF e carteirinha do SUS.

A imunização contra a dengue requer a administração das duas doses da vacina Qdenga, a qual demonstrou, em testes clínicos, uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue proveniente de qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. Além disso, o imunizante evidenciou uma redução significativa de 90% nas hospitalizações relacionadas à doença. Conforme informações fornecidas pelo laboratório Takeda, a vacina assegura imunidade contra a dengue por até cinco anos.

“Esses números são importantíssimos para a realidade de Dourados que, se atingidos, teremos em pouco tempo uma queda drástica no número de internações gerais por dengue, principalmente em UTI, que teria mais leitos liberados para que possamos atender outros pacientes”, explica o secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena.

Segundo Edvan Marcelo Marques, gerente do Núcleo de Imunização, a experiência adquirida durante a fase crítica da pandemia da covid-19 demonstrou a capacidade do município em planejar e executar a vacinação em massa. Ele comenta que outras 70 mil doses da vacina serão entregues até o fim do mês.

"Atualmente, dispomos de 90 mil doses e aguardamos o recebimento de outras 70 mil até o término deste mês, uma quantidade suficiente para aplicar a primeira dose até o final de março. Estaremos disponibilizando as vacinas não apenas nas áreas urbanas e unidades dos distritos, mas também nas reservas indígenas. Paralelamente, planejamos estratégias específicas, incluindo unidades móveis para visitar empresas e estabelecimentos comerciais, buscando alcançar o maior número de pessoas possível nos primeiros dois ou três meses", disse o gerente.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias