ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Com denúncia de agressão em presídio, OAB faz vistoria e não acha irregularidade

Paula Vitorino | 29/03/2012 13:34

Após receber diversas denúncias de que presos estariam sendo espancados no Presídio de Segurança Máxima Harry Amorim Costa, em Dourados, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) da OAB/MS realizou vistoria no estabelecimento penal, mas não encontrou indícios da agressão.

"Nada foi constatado, os agentes penitenciários, o próprio interno e colegas de cela falaram a mesma coisa: não houve agressão", relatou o integrante da Comissão, Edson Roberto Ceobaniuc Nogueira.

Durante a vistoria também foram feitos exames periciais, que não apontaram agressão.

Segundo a Comissão, a denúncia foi feita pela família de um interno, que afirmou estar sofrendo agressões dos agentes penitenciários. O detento cumpre pena por assalto e homicídio e ainda tem outras 24 passagens pela Polícia.

"A denúncia aconteceu após agentes penitenciários realizarem vistoria na cela que o rapaz se encontrava. Eles apreenderam celulares e equipamento usado para fazer bebidas alcoólicas artesanais", disse o integrante da CDH.

A Comissão explica que as vistorias acontecem em horário agendado, mas também são feitas de surpresa.

De acordo com o presidente da 4º Subseção, de Dourados, César Augusto Rasslan Câmara, denúncias deste tipo são frequentes. "Sempre quando há uma queixa a comissão vai ao local para verificar. Muitas vezes as agressões são entre os próprios detentos que trazem desentendimento de fora", comentou.

A Comissão de Direitos Humanos realiza vistoria que, em alguns casos, pode ser acompanhada por familiares. Caso seja confirmada qualquer irregularidade, o Ministério Público Estadual é comunicado pela OAB.

Nos siga no Google Notícias