ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 35º

Interior

Com falta de UTIs gerais, Dourados remaneja 20 leitos covid

Diretora da Fundação de Saúde afirma que vagas não era suficientes e por isso houve a mudança

Por Nyelder Rodrigues | 24/07/2021 12:53
Hospital da Vida é a principal unidade hospitalar de Dourados (Foto: Divulgação/Arquivo)
Hospital da Vida é a principal unidade hospitalar de Dourados (Foto: Divulgação/Arquivo)

Dourados remanejou 20 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) destinados para atender exclusivamente pacientes com covid-19, no Hospital da Vida, para atender pacientes em geral. As unidades estavam vagas, segundo a Funsaud (Fundação de Saúde de Dourados), graças a redução de casos na cidade.

A mudança tem validade de 60 dias, a partir da próxima segunda-feira (26). Patologias como trauma e AVC (Acidente Vascular Cerebral) ganham reforço no período, que servirá como uma adaptação para a mudança de gestão.

Parte das UTIs do hospital eram gerenciadas pela Intense Care, que finalizou seu contrato recentemente, conforme explica a diretora técnica da Funsaud, Angela Marin. "Nós estamos no processo de definir os próximos passos da administração".

Angela ainda aponta que a situação epidemiológica da covid melhorou no município, que é referência na macrorregião. "Os leitos que tínhamos disponíveis não eram suficientes e isso nos levou a esta decisão", revela.

Até sexta-feira (23), havia apenas dois pacientes internados no Hospital da Vida com covid, vagas estas que serão mantidas caso pacientes que foram diagnosticados com a doença, ou estejam com suspeita, precisem de atendimento.

Conforme o boletim da covid publicado nesse sábado (24) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), há 158 leitos de UTI na macrorregião de Dourados, sendo 33% deles ocupados por pacientes com covid, 8% suspeitos de estarem com a doença e 25% não covid.

"Esse prazo de 60 dias será para redefinir alguns pontos da administração dos leitos de UTI Covid. Além disso, nós ainda estamos definindo com a Sems (Secretaria Municipal de Saúde) como ficará o mapa de leitos de UTI Covid", conclui Angela.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário