ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Com nova onda de covid, cidade do interior limita eventos a 400 pessoas

Já são quatro municípios que voltaram a decretar restrições para conter avanço da doença no Estado

Adriel Mattos | 13/01/2022 10:07
Vista aérea de Nova Andradina. (Foto: Divulgação/PMNA)
Vista aérea de Nova Andradina. (Foto: Divulgação/PMNA)

O prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia (PL), decretou novas medidas restritivas para conter o novo pico da pandemia de covid-19. Eventos com mais de 400 pessoas estão proibidos a partir desta quinta-feira (13).

Shows, jantares, almoços e outros tipos de eventos podem ser realizados abaixo desse número, incluindo membros da organização, entre 7h e meia-noite. Porém, a Vigilância Sanitária ainda pode determinar, na vistoria ao local, a quantidade máxima de pessoas para que o evento ocorra de maneira segura.

Ontem (12), a média móvel de infecções diárias por covid-19 n cidade atingiu 90 casos. A grande maioria são casos com sintomas leves, e não há registro de internações até o momento.

Garcia declarou que as medidas vão vigorar até que a situação epidemiológica fique novamente sob controle e pediu à população para manter a vacinação em dia e os cuidados preventivos para evitar a contaminação e transmissão.

“Com os dados de hoje, o município deverá ultrapassar a marca de 400 casos ativos, contudo, a boa notícia é que não temos nenhuma pessoa internada em decorrência da covid-19 em Nova Andradina. Vamos trabalhando para fazer com que nossa cidade continue figurando entre as menores taxas de óbitos e contágio no Centro-Sul do País, em razão da pandemia”, afirmou.

Recrudescimento – Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo e Antônio João também lançaram novos decretos para conter o novo pico de covid-19 e a epidemia de gripe (Influenza “A” H3N2). Em Ponta Porã, o uso de máscara voltou a ser obrigatório.

Apesar do aumento das infecções, a Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Porã notou considerável elevação na procura por vacinas, no entanto, a quantidade de não-vacinados ainda é grande. “Acho que estão se dando conta da grave situação. Hoje, tivemos um óbito e o morador não estava vacinado. Dos internados, a maioria também não tomou a vacina. Por isso, nosso apelo é para que a população não deixe de se vacinar”, disse o prefeito Hélio Peluffo (PSDB).

Já em Ribas do Rio Pardo, há toque de recolher a partir das 22h (de segunda a quinta-feira) e das 23h (nas sextas, sábados e domingos). Em todos os dias, a medida tem fim às 5h da data seguinte.

O prefeito João Alfredo Danieze (PSOL) explica que os casos de covid-19 no município reduziram a zero até o começo de dezembro e que não havia necessidade de restrições. “Era diretriz da administração continuar com as restrições, mas o comitê formado por várias entidades resolveu acabar com o toque de recolher e, inclusive, o uso de máscaras na cidade”.

Em Antônio João, o uso obrigatório de máscara de proteção facial voltou a vigorar. Além disso, o comércio deve observar as demais medidas de biossegurança, como o distanciamento de 1,5m e a disponibilização de álcool 70%. A Vigilância Sanitária efetuará a fiscalização e poderá até recolher o alvará em caso de descumprimento.

Nos siga no Google Notícias