ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, SÁBADO  31    CAMPO GRANDE 18º

Interior

Dourados reduz toque de recolher e libera academias todos os dias

Toque de recolher agora será das 23 às 5h, mas consumo de bebida nas ruas continua proibido

Por Helio de Freitas, de Dourados | 24/09/2020 14:47
Profissional de saúde em frente ao Hospital da Vida, referência no atendimento a pacientes com covid-19 (Foto: Helio de Freitas)
Profissional de saúde em frente ao Hospital da Vida, referência no atendimento a pacientes com covid-19 (Foto: Helio de Freitas)

No dia em que voltou a ser classificado em vermelho (grau alto) pelo Programa Prosseguir, que estabelece o nível de perigo imposto pelo coronavírus em Mato Grosso do Sul, o município de Dourados ampliou nesta quinta-feira (24) o relaxamento das medidas para conter a proliferação da covid-19.

Decreto da prefeita Délia Razuk (sem partido), publicado hoje no Diário Oficial do Município e com validade por 14 dias, reduz em uma hora o toque de recolher, que de amanhã em diante vigora das 23h às 5h.

A prefeitura também liberou o funcionamento, em todos os dias da semana, de academias e igrejas, mas manteve o limite de 30% de capacidade dos locais e as medidas de higiene e de distanciamento entre os frequentadores.

O funcionamento apenas três vezes da semana vinha sendo duramente criticado por frequentadores e donos de academias, uma vez que bares, lanchonetes e restaurantes funcionam todos os dias desde o dia 14 de agosto.

As lojas do comércio de rua podem funcionar de segunda à sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h. O shopping Center pode abrir de segunda a sábado, sendo as lojas das 11h às 21h e a praça de alimentação das 11h às 21h.

A prefeitura também volta a permitir o funcionamento do shopping aos domingos. As lojas podem funcionar das 14h às 20h e a praça de alimentação das 11h às 20h.

Mercados e atacados funcionam de segunda a sábado das 7h30 às 22h, os restaurantes de segunda a sábado das 11h às 23h, os bares de segunda a sábado das 10h às 23h e conveniências de segunda a sábado das 8h às 23h.

Restaurantes, lanchonetes, cafés, padarias e bares devem manter espaçamento mínimo de dois metros entre as mesas e máximo de quatro cadeiras por mesa.

Fica mantida a proibição de consumo de bebidas alcoólicas nas vias públicas, assim como a permanência e aglomeração de pessoas na porta ou no entorno de lanchonetes, conveniências, bares, distribuidoras de bebidas e similares a qualquer hora do dia e da noite.

A partir das 23h, os estabelecimentos só poderão atender por delivery. A prefeitura manteve suspenso o funcionamento de tabacarias.

Casos – Nesta quinta-feira, o comitê local de enfrentamento à pandemia informou que Dourados superou os sete mil casos do novo coronavírus. Com 72 infectados a mais nas últimas 24 horas, hoje o município tem 7.012 casos positivos.

Entretanto, 6.216 pessoas que pegaram o vírus já estão curadas. Outras 680 cumprem isolamento domiciliar e 24 douradenses infectados estão internados – oito em leitos de enfermaria e 16 em UTI.

A cidade já registrou 92 óbitos em decorrência do novo coronavírus e tem taxa de letalidade de 1,3% - abaixo da média estadual, de 1,8% de mortes do total de casos confirmados.

Após certa estabilidade entre o final de julho e a primeira quinzena de agosto, Dourados voltou a registrar aceleração nos casos positivos. Foram 1.480 casos novos do dia 1º até hoje e 19 mortes.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário