ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Empresa de brasileiros é suspeita de mandar à Europa 10,9 toneladas de cocaína

Neumáticos Guairá, de Pedro Juan, teve nome ligado à droga apreendida dia 2 na Bélgica

Helio de Freitas, de Dourados | 09/04/2021 16:36
Movimento em Pedro Juan Caballero, onde fica empresa investigada (Foto: Helio de Freitas)
Movimento em Pedro Juan Caballero, onde fica empresa investigada (Foto: Helio de Freitas)

Empresa de pneus pertencente a um casal de brasileiros teve o nome envolvido na carga de quase 11 toneladas de cocaína apreendida no dia 2 deste mês, Sexta-Feira Santa, no porto de Antuérpia, na Bélgica. A Neumáticos Guairá tem sede em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha de Ponta Porã (MS), a 323 km de Campo Grande.

De acordo com o jornal paraguaio ABC Color, a empresa, cuja razão social é NG S.A., é de propriedade de Francisco Xavier Gonzales, de 65 anos, e da mulher dele, Vanessa Audi Machado, 53, residentes em Pedro Juan Caballero.

Conforme investigações do Ministério Público do Paraguai, a empresa da fronteira aparece como exportadora da carga de peças de couro embarcada no porto de Villeta, no Rio Paraguai, no dia 12 de fevereiro deste ano. Oficialmente, a empresa atua na importação e exportação de pneus, mas dessa vez a carga levava artefatos de couro bovino.

Do porto paraguaio, o contêiner seguiu até o porto de Buenos Aires na Argentina, onde chegou no dia 26 de fevereiro. Dois dias depois zarpou em direção a Europa e chegou ao porto de Antuérpia no mesmo dia em que a cocaína foi apreendida.

Ainda segundo informações apuradas pelo jornal paraguaio, a empresa Neumáticos Guairá tem filiais na capital Aunción, em Mariano Roque Alonso e em Salto del Guairá, cidade vizinha de Mundo Novo (MS). A empresa ainda não se manifestou sobre o caso.

Entre junho de 2020 e sexta-feira da semana passada, pelo menos 40 toneladas de cocaína que saíram em navios do Paraguai foram apreendidas em portos da Europa, principalmente na Bélgica e em Hamburgo, na Alemanha.

Sobre a carga ligada à empresa da fronteira e apreendida há uma semana, a ministra da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) Zully Rolón disse que até agora o Paraguai não recebeu nenhum comunicado oficial da Bélgica informando se a cocaína saiu do Paraguai ou de Buenos Aires.

Nos siga no Google Notícias