ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Encontro de gerações marca ordem para restaurar prédio histórico de Ribas

Edmir Conceição | 05/09/2011 14:48

Edifício Filadelfo Alves, construído na década de 1920, será adaptado para sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ribas do Rio Pardo

Pioneiros posam para novo momento histórico, a restauração do prédio que simboliza Ribas do Rio Pardo. (foto: Divulgação)
Pioneiros posam para novo momento histórico, a restauração do prédio que simboliza Ribas do Rio Pardo. (foto: Divulgação)

Um verdadeiro passeio pela história. Com a presença de moradores e de ex-vereadores e ex-prefeito das décadas de 40, 50, 60, 70, 80, o prefeito Roberson Moureira, assinou a ordem de serviço para obras de reforma, restauração e ampliação do Edifício Filadelfo Alves, um marco na história do município.

O evento aconteceu onde tudo começou, na tranqüila Rua José Coleto Garcia, no chamado Centro Velho, que abriga até hoje moradores ilustres como o comerciante que viu tudo começar, senhor José Cândido, e falou emocionado sobre a importância da obra.

"Fico triste porque deixaram o prédio acabar. Foi o melhor prédio da época. Quando vou ao jardim tomar sol, eu fico de costas para não ver o Filadelfo daquele jeito. Eu dou os parabéns pro Roberson todos os dias pela iniciativa, porque restaurando o prédio, restaura também nossa vida, que vivemos a época de ouro", disse Cândido.

Sempre presente em Ribas do Rio Pardo, o ex-prefeito, Francisco Rodrigues de Souza (Chico Pindó), classificou a restauração do Filadelfo como “muito esperada”. Entre uma história e outra, deu seu relato.

"Estou muito feliz de participar desse momento. Essa foi iniciada pelo prefeito Roberson, depois vieram as outras administrações e ela ficou parada. Hoje vemos essa iniciativa. Esse prédio deixou muitas saudades, principalmente para nós idosos que dançamos muitos bailes ai. A gente fica feliz de ver a cidade a cada dia mais desenvolvida", disse Chico.

Para o ex-prefeito Wilson de Ricartes de Oliveira que administrou a cidade de 1963 a 1967, a iniciativa é louvável.

"Eu parabenizo o prefeito Roberson Moureira pela iniciativa louvável da restauração do Edifício Filadelfo Alves. Esse é o melhor presente que ele vai dar o povo de Ribas do Rio Pardo. Essa iniciativa vai marcar a administração com certeza" afirmou Ricartes.

Em poucas palavras, dona Magnólia Fogaça (vereadora de 1944 a 1950 e de 1959 a 1963) disse o que representa o prédio Filadelfo Alves para a cidade.

"O Filadelfo Alves representa um diamante lapidado, essa obra é tudo, resumiu Magnólia".

O prédio que simboliza a história de Ribas do Rio Pardo (foto: divulgação)
O prédio que simboliza a história de Ribas do Rio Pardo (foto: divulgação)

Emocionado com o depoimento de cada morador sobre a importância da obra, o prefeito Roberson Moureira garantiu que o prédio estará pronto para inauguração no próximo aniversário de Ribas do Rio Pardo.

"O que nós estamos fazendo aqui é a nossa obrigação de gestor público, de trabalhar, trabalhar muito pela nossa gente, construindo o futuro, buscando desenvolvimento, buscando oportunidades, sem esquecer a nossa história, o nosso passado, a nossa cultura. Muito mais que levantar tijolos e consertar paredes, nós estaremos aqui consertando pedaços de vida de muita gente", avaliou o prefeito.

Participaram do evento ainda, a primeira-dama, professora Adriana Peixoto Moureira, o arquiteto responsável pelo projeto, Jorge, Hartelsberger, o ex-vice-prefeito, Carlos Ricartes de Oliveira, ex-vereador, José de Almeida, ex-prefeito, Francisco Rodrigues de Souza (Chico Pindó), os vereadores Natanael Godoy, Alderi do Carmo, Henrique Filho, representando a empresa que vai executar a obra, o arquiteto Carlos Scardini, entre outras autoridades.

Nova estrutura - O Filadelfo Alves será adaptado para sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e com as obras de reforma, restauração e ampliação, o prédio que atualmente mede 220m², passará a ter 662m².

A nova estrutura contará com uma sala de recepção, cinco salas para atendimento individual com psicólogas e assistentes sociais, uma sala para educadores sociais, uma cozinha industrial, dois banheiros para servidores, quatro banheiros para usuários, jardim, uma sala para atendimento do Programa Bolsa Família, duas salas de reuniões, pátio coberto, lavanderia, dois depósitos e área de serviço.

As obras de reforma, restauração e ampliação do Edifício Filadelfo Alves estão dentro do Plano de Governo da atual Administração, que agora possibilitará que o local volte a ser sede do funcionamento de orgão público e ainda atrativo cultural e histórico da cidade.

(*) Com informações de Rodrigo dos Santos

Nos siga no Google Notícias