ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Enquanto Polícia Federal faz buscas em casa, Marcelo Iunes deixa local dirigindo

Em breve entrevista, chefe do Executivo municipal disse que PF foi à residência dele para "conferir" documentos

Anahi Zurutuza | 10/11/2020 09:16
Marcelo Iunes (de camisa e máscara) deixa sua casa enquanto policiais ainda recolhiam documentos (Foto: Reprodução de vídeos) 
Marcelo Iunes (de camisa e máscara) deixa sua casa enquanto policiais ainda recolhiam documentos (Foto: Reprodução de vídeos)

O prefeito Marcelo Iunes (PSDB) deixou sua casa em Corumbá dirigindo durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão. O carro dele foi visto logo depois, na prefeitura da cidade.

Policiais federais ainda não haviam terminado as buscas na residência quando ele saiu, no volante de um SUV, mas o chefe do Executivo municipal não ficou para acompanhar o trabalho.

Questionado por jornalistas que faziam a cobertura em frente ao imóvel, Iunes respondeu apenas que se trata de uma investigação sobre “o laboratório”. “E aí minha esposa foi dona do laboratório e vieram conferir a documentação”. Veja o vídeo:


Embora a operação seja mantida em sigilo pela PF, a reportagem apurou que contra Iunes há um mandado de busca e apreensão. Vídeo mostra que a equipe de buscas encheu porta-malas de veículo estacionado na garagem da casa do prefeito com documentos.

Mesmo que houvesse a intenção de prendê-lo, ele não poderia ser alvo de mandado de prisão. Desde sábado (31), nenhum candidato às eleições 2020 pode ser preso ou detido, a não ser em casos de flagrante.  Segundo o Código Eleitoral, a imunidade para os concorrentes começa a valer 15 dias antes da eleição, com duração até 48 horas depois do término do primeiro turno.

Equipe da PF faz buscas na Secretaria Especial de Cidadania (Foto: Direto das Ruas)
Equipe da PF faz buscas na Secretaria Especial de Cidadania (Foto: Direto das Ruas)

A operação – Em um mês, essa é terceira operação que mira integrantes do governo de Marcelo Iunes, mas a primeira que tem o próprio chefe do Executivo municipal como alvo.

Nesta manhã, policiais federais também fazem buscas na sede da Secretaria Especial de Cidadania e Direito Humanos, que fica na Rua XV de Novembro, entre as ruas 13 de Junho e Dom Aquino. A pasta está sob o comando da primeira-dama, Amanda Cristiane Balancieri Iunes, que até 2017 era dona do Citolab, laboratório da família Iunes onde a PF também faz buscas hoje.

O Citolab funciona na XV de Novembro e pertence hoje a José Batista Aguillera Iunes, um dos irmãos do prefeito. Em junho, a Justiça determinou suspensão imediata de contrato, sem licitação, entre a prefeitura e a empresa.

O quarto endereço onde há buscas é um apartamento na região central. A reportagem apurou que no prédio mora um farmacêutico, que trabalha no laboratório. Veja a movimentação:

Policiais federais em frente do Citolab, laboratório da família Iunes (Foto: Direto das Ruas)
Policiais federais em frente do Citolab, laboratório da família Iunes (Foto: Direto das Ruas)

Alvo de novo – Em outubro, a PF fez duas operações contra pessoas ligadas a Iunes. No dia 6, a Operação Offset esteve na casa do secretário de Infraestrutura de Serviços Públicos de Corumbá, o engenheiro Ricardo Ametlla, do ex-secretário municipal de Segurança Pública, Edson Panes de Oliveira Filhos, que tem cargo de assessor especial na administração municipal e de outro irmão do prefeito, Márcio Iunes.

Nove dias depois, a Operação Cornucópia 2 mirou esquema criminoso de R$ 60 milhões, que consistia no aumento ilegal da folha de pagamento de servidores cooptados pela organização, com consequente aumento na margem para contratação de empréstimos consignados.

O Campo Grande News tentou falar com o prefeito. Mas ele não atendeu às ligações da reportagem feitas antes da 7h e depois, o celular só deu sinal de desligado. A reportagem fez contato com a assessoria de imprensa da prefeitura, que ainda não se manifestou.

Nos siga no Google Notícias