Esgoto transborda às margens de rio após morador concretar tubulação
Quase toda a capacidade dos tubos foi preenchida com concreto, bloqueando a passagem pela tubulação
Depois de tubulação ser concretada propositalmente por morador, esgoto transbordou em faixa de terra às margens do Rio Paraná em Aparecida do Taboado. O crime foi descoberto nesta quinta-feira (17) por supervisor da Sanesul que acionou a polícia.
De acordo com informações do Boletim de Ocorrência, a tubulação sai da estação de tratamento a sete quilômetros do rio, passa pela faixa de areia e, por fim, o esgoto tratado é despejado na água a uma profundidade de 18 metros. Laudos ambientais dão licença para que a Sanesul faça esse tipo de serviço.
Segundo a empresa, para que a passagem fosse bloqueada, quase toda a capacidade dos tubos foi preenchida com concreto, o que fez com que o volume do esgoto fosse extravasado na faixa de areia. Para o supervisor da Sanesul, fica claro que o bloqueio foi proposital.
Não foi possível identificar o suspeito pelo crime, mas o caso seguirá sob investigação. À empresa, a polícia recomendou que a empresa enterre os tubos e lacre a abertura da entrada de manutenção.
O caso foi registrado na delegacia da cidade como atentado à segurança do serviço público.