ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Estiagem faz Nova Andradina decretar situação de emergência ambiental

Incêndios florestais e problemas no abastacimento de água motivaram o decreto da prefeitura

Nyelder Rodrigues | 21/08/2021 15:54
Nova Andradina passa por problemas causados pela forte estiagem que atinge a região (Foto: Divulgação/PMMA)
Nova Andradina passa por problemas causados pela forte estiagem que atinge a região (Foto: Divulgação/PMMA)

A prefeitura de Nova Andradina, cidade que fica a 300 km de Campo Grande, decretou situação de emergência ambiental em toda sua extensão territorial devido aos problemas causados pela forte seca que atinge toda o Mato Grosso do Sul. O decreto foi publicado em Diário Oficial na sexta-feira (20).

O ato foi motivado pela forte estiagem prolongada, com baixa umidade do ar e um volume de chuvas 40 a 50% abaixo do esperado até setembro, causando problemas ao município. Incêndios naturais e criminosos aumentaram nesse período, agravados por uma massa de ar seco estacionada sobre o Estado.

Além disso, é notório que as pastagens estão secas, existe problemas no abastecimento de água destinado ao consumo humano e à dessedentação de animais nas comunidades rurais, bem como as culturas agrícolas.

Com a publicação do decreto, a administração municipal poderá empregar recursos humanos, financeiros e materiais, além de veículos e equipamentos para auxiliar a população e áreas afetadas, mediante prévia articulação com a Defesa Civil.

"Este decreto é uma resposta imediata diante dos prejuízos ambientais e financeiros ocasionados pela seca. Determinei às secretarias que prestem todo apoio aos produtores rurais e a toda população afetada pela seca, principalmente com relação a saúde pública", indica o prefeito Gilberto Garcia (PL).

Nos últimos dias, foi verificado na zona urbana inúmeros focos de incêndio em propriedades privadas da cidade. O maior deles devastou a área de proteção ambiental que margeia os bairros Horto Florestal, Vila Beatriz e Campo Verde.

Nos siga no Google Notícias