ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Evento de apresentação do Sisfron começa com apresentação em árabe

Priscilla Peres e Helio de Freitas | 12/02/2016 10:45
Reunião de apresentação do Sisfron acontece nesta manhã, em Dourados. (Foto: Eliel Oliveira)
Reunião de apresentação do Sisfron acontece nesta manhã, em Dourados. (Foto: Eliel Oliveira)

Começou há pouco, com uma hora de atraso, o evento de demonstração do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) para uma comitiva de árabes, em Dourados - distante 233 km de Campo Grande. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, participam da solenidade.

O evento começou com o general Ruy Yutaka Matsuda, comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados, apresentando o Sisfron aos árabes. Um tradutor participa para que os visitantes entendam o que está sendo falado.

O Sisfron é um projeto-piloto que está sendo implantado desde 2014 na fronteira com o Paraguai, mais especificamente na extensão de Mundo Novo a Bela Vista. E de acordo com o general Matsuda, a área de 16 mil km de fronteira a serem protegidos é equivalente a ida e volta de Paris a Pequim, por exemplo.

Para ele, o Sisfron é uma solução tecnológica de proteção da fronteira sem muros, como o do EUA com México e o de Berlim. Fotos dos muros foram mostradas no telão, para exemplificar o sistema. "O Sisfron é um muro tecnológico que impede aquilo que faz mal mas permite a interação cultural e social com outros países", disse ele durante o evento.

O vídeo de apresentação do Sisfron é narrado em Árabe, para melhor entendimento dos visitantes. Em um trecho, é dito que o sistema de monitoramento é um dos sete projetos estratégicos que o Exército tem.

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo participa companhado de uma comitiva composta por Embaixadores, Ministros de Defesa e Adido Militar, integrantes de Países Árabes (Palestina, Catar, Líbano, Kuaite, Tunísia, Líbia, Mauritânia, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Egito, Sudão, Iraque, Liga Árabe, Marrocos e Jordânia).

Após a fala do general Comandante da Brigada falou o presidente da Savis, empresa do grupo Embraer que montou o sistema. O o ministro da Defesa vai conceder uma entrevista coletiva a partir de 11h na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

Nos siga no Google Notícias