ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Evento discute, em três dias, potencial turístico do Parque de Ilha Grande

Helio de Freitas, de Dourados | 30/05/2017 08:06
Praia da Amizade, no município de Itaquiraí (Foto: Roney Minella)
Praia da Amizade, no município de Itaquiraí (Foto: Roney Minella)

Começa na manhã de hoje (30) em Itaquiraí, cidade a 400 km de Campo Grande, a Oficina do Turismo. Durante três dias, o evento vai discutir a revisão do Plano de Uso Público e Manejo do Parque Nacional Ilha Grande, que fica entre Mato Grosso do Sul e Paraná, as potencialidades turísticas dos municípios vizinhos.

O encontro, que segue amanhã e quinta-feira (1º), é organizado pelo Departamento de Meio Ambiente de Itaquiraí, pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Coripa (Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência), Conisul (Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Cone Sul) e Câmara de Vereadores de Itaquiraí.

De acordo com o Chefe do Parque Nacional Ilha Grande, Romano Pulzatto Neto, representantes de Naviraí, Mundo Novo, Eldorado e Itaquiraí vão participar das discussões. “Decidimos fazer o encontro em Itaquiraí porque o município está centralizado do PNIG, porém, o convite se estende aos municípios lindeiros ao Rio Paraná”, afirmou.

O Plano de Manejo do Parque de Ilha Grande foi publicado em dezembro de 2008, com definições dos locais e regras para a visitação no interior da área de preservação.

Nove anos depois, segundo Romano, existe necessidade de revisão, que está a cargo das câmaras temáticas de turismo e revisão de manejo, que fazem parte do conselho consultivo do PNIG, além de representantes da sociedade.

“Com esse evento que começa hoje, poderemos integrar nosso município à visitação ao Parque Nacional Ilha Grande. Ao mesmo tempo, é a oportunidade que temos para ampliar o turismo ecológico e o desenvolvimento socioeconômico da população, através de novas atividades ligadas ao ecoturismo”, afirmou o prefeito de Itaquiraí, Ricardo Fávaro Neto.

Nos siga no Google Notícias