ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Filhote de onça-pintada é resgatado de helicóptero após ter patas queimadas

Além dos militares a operação contou com o apoio de médicos veterinários voluntários, bombeiros e moradores da região

Adriano Fernandes | 11/09/2020 19:20


Acuado pelos incêndios que consomem o Pantanal, um filhote de onça-pintada foi resgatado em um helicóptero da Marinha de Ladário, na tarde desta sexta-feira (11) na região de Porto Jofre, MT, que fica na divisa entre Mato Grosso com Mato Grosso do Sul.

Além dos militares a operação de resgate também contou com o apoio de médicos veterinários voluntários, bombeiros e moradores da região. O animal teve as patas queimadas pelo fogo, mas, aparentemente permanecia em bom estado de saúde, conforme a Marinha.

Ele foi acompanhado desde as 5h da manhã e o processo de resgate durou cerca de uma hora, depois que ela foi encontrada, segundo o Globo Rural. Após ser imobilizada com um dardo tranquilizante a onça foi colocada em uma jaula e levada de caminhonete até o ponto de pouso do helicóptero Super Cougar, do 6º Distrito Naval da Marinha.

A aeronave está sendo empregada na Operação Pantanal desde o início 25 de julho para o transporte de pessoal e material. Do Pantanal mato-grossense a onça foi levada até o aeroporto de Cuiabá de onde foi encaminhada para tratamento no Hospital Veterinário da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).

2º resgate - Em menos de uma mês este é o segundo resgate de felinos da espécie no Pantanal mato-grossense. No dia 23 de agosto, uma outra onça foi encontrada dentro de um depósito, perto de uma residência, onde estavam abrigados brigadistas do (ICMBio) Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. A onça-pintada fêmea também apresentava sinais de queimaduras. O felino foi transportado para tratamento no Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (Nex), em Corumbá de Goiás.



Nos siga no Google Notícias