ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Glória de Dourados completa 58 anos nesta sexta-feira

Bruno Chaves | 02/05/2014 10:05
Nome da cidade surgiu após discurso de padre. “Esta cidade será a glória", disse (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Nome da cidade surgiu após discurso de padre. “Esta cidade será a glória", disse (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Distante a 265 quilômetros de Campo Grande, Glória de Dourados está em festa nesta sexta-feira, 2 de maio, data em que completa 58 anos da sua fundação. Inicialmente distrito de Dourados, a localidade ganhou título de município no dia 11 de novembro de 1963 por meio da Lei Estadual 1.941.

Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Glória de Dourados teve seu desbravamento diretamente ligado à implantação da colônia Federal de Dourados. Os primeiros colonos começaram a chegar à região em meados de 1955.

Os primeiros ranchos foram construídos em 1956, após invasões de lotes. O primeiro comércio instalado no povoado foi uma loja de tecidos, que recebeu nome de ″Casas Viana”. No mesmo ano entraram em atividade uma pensão, uma farmácia e um bar.

Ainda conforme o IBGE, o nome do município surgiu após discurso do padre José Daniel, que na época era administrador do núcleo colonial e usou a seguinte expressão ao falar com os colonos: “Esta cidade será a glória, a glória de Dourados”.

Dados – De acordo com o Censo de 2010 do IBGE, Glória de Dourados possuiu 9.927 habitantes. Com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,721, considerado alto, o município está em oitavo lugar na lista de rentabilidade das cidades sul-mato-grossenses. O índice é utilizado para calcular o desenvolvimento humano da região.

Com PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 113.897 milhões, a cidade de Glória de Dourados ocupa a posição 60º no ranking dos municípios de Mato Grosso do Sul, que possui 79 cidades. O valor também foi levantado pelo IBGE a preços correntes em 2011.

Nos siga no Google Notícias