A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 22 de Outubro de 2017

02/05/2014 10:05

Glória de Dourados completa 58 anos nesta sexta-feira

Bruno Chaves
Nome da cidade surgiu após discurso de padre. “Esta cidade será a glória, disse (Foto: Divulgação/Prefeitura)Nome da cidade surgiu após discurso de padre. “Esta cidade será a glória", disse (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Distante a 265 quilômetros de Campo Grande, Glória de Dourados está em festa nesta sexta-feira, 2 de maio, data em que completa 58 anos da sua fundação. Inicialmente distrito de Dourados, a localidade ganhou título de município no dia 11 de novembro de 1963 por meio da Lei Estadual 1.941.

Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Glória de Dourados teve seu desbravamento diretamente ligado à implantação da colônia Federal de Dourados. Os primeiros colonos começaram a chegar à região em meados de 1955.

Os primeiros ranchos foram construídos em 1956, após invasões de lotes. O primeiro comércio instalado no povoado foi uma loja de tecidos, que recebeu nome de ″Casas Viana”. No mesmo ano entraram em atividade uma pensão, uma farmácia e um bar.

Ainda conforme o IBGE, o nome do município surgiu após discurso do padre José Daniel, que na época era administrador do núcleo colonial e usou a seguinte expressão ao falar com os colonos: “Esta cidade será a glória, a glória de Dourados”.

Dados – De acordo com o Censo de 2010 do IBGE, Glória de Dourados possuiu 9.927 habitantes. Com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,721, considerado alto, o município está em oitavo lugar na lista de rentabilidade das cidades sul-mato-grossenses. O índice é utilizado para calcular o desenvolvimento humano da região.

Com PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 113.897 milhões, a cidade de Glória de Dourados ocupa a posição 60º no ranking dos municípios de Mato Grosso do Sul, que possui 79 cidades. O valor também foi levantado pelo IBGE a preços correntes em 2011.

Motorista morre após tombar caminhão carregado de madeira na BR-158
O motorista Sílvio dos Santos, 50 anos, morreu após tombar o caminhão que conduzia, na madrugada deste domingo (22), no km 62 da BR-158, em Paranaíba...
UFGD abre amanhã inscrições para 100 bolsas de auxílio transporte
A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) abre nesta segunda-feira (23) as inscrições para bolsas de auxílio transporte. Serão beneficiados 10...
Vítima é achada morta com 11 ferimentos de arma de fogo no Centro
Homem de 33 anos foi assassinado com vários tiros, por volta das 23h30 de ontem (22), na Rua Vereador Rogério Francisco Santana, no Centro de Bandeir...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions