ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Governo decreta situação de emergência por causa de vendaval em novembro

Nyelder Rodrigues | 30/12/2016 23:32

Foi publicado no DOE-MS (Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul) desta sexta-feira (30) o decreto estadual que declara situação de emergência em Costa Rica - cidade localizada a 305 km de Campo Grande.

Assinado ontem (29), o decreto autoriza que ações especiais sejam realizadas pelo Estado para auxiliar os trabalhos no local, com convocação de voluntários e realização de campanhas de arrecadação com a comunidade.

Além disso, ficam dispensadas de licitação contratos de aquisição de bens necessários às "atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres".

Conforme publicado no Diário Oficial, tais ações que dispensam licitação precisam sem concluídas em no máximo 180 dias (seis meses), contados a partir do dia em que ocorreu o desastre, 26 de novembro.

O vendaval que causou estragos em Costa Rica aconteceu em um sábado, por volta das 16h. Apesar da curta duração, de cinco minutos, ele foi suficiente para destelhar e danificar estruturas de aproximadamente 500 imóveis particulares, tanto na área rural como urbana.

Prédios públicos, com o estádio de futebol e o ginásio da cidade, também foram afetados, assim como o mercado do produtor, escolas, entre outros. Até torres de transmissão de sinal foram derrubadas e o serviço de fornecimento de água chegou a ser interrompido, assim como a energia elétrica.

Nos siga no Google Notícias