ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Governo exonera oficiais da PM presos por corrupção e nomeia substitutos

Decretos publicados hoje definem novos comandos em Dourados, Naviraí, Coxim e da 5ª Cia na Capital, além de superintendência

Helio de Freitas, de Dourados | 18/05/2020 08:57
Policiais do Gaeco deixam casa do então comandante da PM em Dourados, na sexta-feira (Foto: Adilson Domingos)
Policiais do Gaeco deixam casa do então comandante da PM em Dourados, na sexta-feira (Foto: Adilson Domingos)

Seis dos sete oficiais superiores da Polícia Militar, presos sexta-feira (14) acusados de ligação com a máfia do cigarro, foram dispensados dos cargos de chefia que ocupavam. Os decretos assinados pelo comandante-geral da PM em Mato Grosso do Sul, Waldir Ribeiro Acosta, e pelo secretário estadual de Justiça e Segurança Pública Antonio Carlos Videira, foram publicados no Diário Oficial do Estado. Os substitutos também já foram definidos. O sétimo oficial preso, o tenente-coronel Erivaldo José Duarte Alves, comandou a PM em Sidrolândia até dezembro do ano passado, mas já estava na reserva.

O coronel Kleber Haddad Lane, o major Luiz César de Souza Herculano e os tenentes-coronéis Carlos Silva, Josafá Pereira Dominoni, Erivaldo José Duarte Alves, Jidevaldo de Souza Lima e Wesley Freire de Araújo foram presos na terceira fase da Operação Oiketikus desencadeada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) com apoio da Corregedoria da PM.

Para o cargo de Kleber Haddad Lane na Superintendência de Assistência Socioeducativa da Sejusp foi nomeada a servidora de carreira da pasta, Tatiana Rezende Nassar Cintra. O coronel tinha sido designado para o cargo no dia 18 de fevereiro deste ano.

O tenente-coronel Juracy Pereira da Paz foi designado para comandar o 3º Batalhão da PM em Dourados, substituindo Carlos Silva. Já o tenente-coronel José Carlos Rodrigues assume o comando da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, na Vila Sobrinho, em Campo Grande, em substituição a Josafá Dominoni.

O tenente-coronel Rodrigo Alex Potrich foi designado para comandar o 12º BPM em Naviraí, cargo que era de Wesley Freire de Araújo até sexta-feira. O tenente-coronel Adriano Rodrigues de Oliveira assumiu o comando do 5º Batalhão, em Coxim, substituindo Luiz Herculano.

Para o lugar de Jidevaldo de Souza Lima no comando da 4ª Seção Estado-Maior foi designado o tenente-coronel Anderson Rezende Diniz, que até então o diretor de gestão do Presídio Militar. O tenente-coronel Adilson Alves de Macedo foi designado para substituir Anderson Diniz na direção do presídio.

O Gaeco não divulgou detalhes da terceira fase da Operação Oiketicus, que desde maio de 2018 investiga a ligação de policiais militares com as quadrilhas que dominam o contrabando de cigarro na fronteira. Os sete oficiais presos preventivamente foram levados para o Presídio Militar, na Capital.

Nos siga no Google Notícias