Incêndios que consumiram cerca de 1 mil hectares em Aquidauana são investigados
Ferramenta do MPMS detectou focos confirmados em vistorias presenciais
O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) abriu dois inquéritos civis para apurar as origens e responsabilidades de dois incêndios que consumiram áreas ambientalmente protegidas de duas propriedades rurais e o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, em Aquidauana.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul abriu dois inquéritos civis para apurar as origens e responsabilidades de incêndios que destruíram 1.045,27 hectares em propriedades rurais e no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, em Aquidauana. Os focos foram detectados em outubro e dezembro de 2025 pelo Núcleo de Geoprocessamento, por meio do Programa Pantanal em Alerta, e confirmados por vistorias presenciais.
O primeiro foi detectado em 16 de outubro e, o segundo, em 3 de dezembro de 2025. Foi atingido o total de 1.045,27 hectares.
- Leia Também
- Enquanto fogo recua no Cerrado, Pantanal tem alta de 179% em MS
- Base de R$ 3,2 milhões em Campo Grande promete resposta em até 12h a emergência
O fogo foi identificado pelo Nageo (Núcleo de Geoprocessamento), por meio do Programa Pantanal em Alerta, e confirmado por vistorias presenciais. Os procedimentos são conduzidos pela promotora Angélica de Andrade Arruda, da 1ª Promotoria de Justiça de Aquidauana.
Um dos inquéritos investiga o incêndio que atingiu 246,71 hectares em uma fazenda. O outro apura incêndio de grandes proporções que alcançou 798,56 hectares de vegetação nativa em outra propriedade rural e no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro.
As investigações também buscam verificar o cumprimento das medidas de prevenção e combate a incêndios florestais previstas na legislação ambiental. Para a Promotora de Justiça, a atuação do MPMS é fundamental para esclarecer as circunstâncias dos incêndios e promover a proteção do patrimônio ambiental da região.
“A apuração dos fatos é necessária para identificar eventuais responsabilidades, avaliar a extensão dos danos ambientais e fortalecer as medidas de prevenção e combate aos incêndios florestais, especialmente em áreas sensíveis do Pantanal”, destacou a promotora.
O Programa Pantanal em Alerta é uma ferramenta que utiliza informações geoespaciais e imagens de satélite para identificar focos de incêndio e promover ações de prevenção, fiscalização e responsabilização ambiental no bioma Pantanal.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



