ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Índios Terena descartam deixar fazenda invadida

Thiago de Souza | 27/07/2015 22:58
Índios descartam deixar Fazenda Ouro Preto, em Aquidauana. (Foto: Giselli Figueiredo/O Pantaneiro)
Índios descartam deixar Fazenda Ouro Preto, em Aquidauana. (Foto: Giselli Figueiredo/O Pantaneiro)
José Lipe, dono da Ouro Preto, tem prazo para deixar a fazenda. (Giselli Figueiredo/O Pantaneiro)
José Lipe, dono da Ouro Preto, tem prazo para deixar a fazenda. (Giselli Figueiredo/O Pantaneiro)

Cerca de 80 famílias indígenas da etnia Terena descartam deixar a Fazenda Ouro Preto, no Distrito de Taunay, em Aquidauana. A propriedade foi invadida na manhã desta segunda-feira (27). Os indígenas deram prazo de 24 horas para o proprietário da área retirar os pertences do local. A decisão do grupo foi divulgada no fim da tarde de hoje. A Fazenda Cristalina, próxima a Ouro Preto, também foi ocupada por cerca de 300 índios.

De acordo com o site O Pantaneiro, a Fazenda Ouro Preto tem 1600 cabeças de gado e maquinários no local. O gerente estava se dirigindo para a propriedade quando foi barrado pelos índios no meio do caminho, sendo impedido de continuar, tendo que retornar para a cidade.

Kaxé Terena, líder do grupo, disse que seu povo não quer nada da fazenda, somente a área. Segundo ele, seus antepassados disseram que essas terras pertencem a eles. O grupo descarta usar de violência, mas espera que, principalmente a Polícia Federal, não tome nenhuma atitude de violência contra os ocupantes.

Os indígenas querem expandir a área que ocupam, pois dizem que os seis mil hectares da Aldeia Taunay estão lotados, com mais de seis mil índios.

O delegado-adjunto da Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, Antonio Souza Ribas Júnior, disse que encaminhou o boletim de ocorrência para a Polícia Federal, que é acionada em casos que envolvem proprietários rurais e indígenas. No fim do ano passado, fazendas da região já foram cenários de ocupação.

Nos siga no Google Notícias