A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2019

23/03/2018 15:10

Integrantes do PCC matam preso depois de obrigar a gravar vídeo

Nas imagens, Divino Ferreira é interrompido e orientado diversas vezes a deixar claro que morreria por ser da oposição

Danielle Valentim e Helio de Freitas
Em frente ao aparelho celular, o preso afirma ter sido simpatizante do CV e que deixaria um recado. (Foto: Reprodução)Em frente ao aparelho celular, o preso afirma ter sido simpatizante do CV e que deixaria um recado. (Foto: Reprodução)

Encontrado morto, por enforcamento, na PED (Presídio Estadual de Dourados), na quarta-feira (21), o detento Divino Ferreira, 28 anos, o “Chimbinha”, aparece em um vídeo admitindo que era simpatizante da facção Comando Vermelho e que por isso iria morrer. O vídeo traz as vozes de outros dois presos, que seriam do PCC (Primeiro Comando da Capital), grupo rival ao CV, ordenando as falas de “Chimbinha”. 

O corpo foi encontrado enforcado, dando a ideia de suicídio, que foi descartada em razão das marcas de violência. A gravação indica que foi tudo premeditado pelo PCC. Um segundo vídeo, que circula nas redes sociais, confirma isso e mostra detentos cometendo o assassinato por encorcamento e depois arrastando o corpo. A primeira gravação vai ser exibida pelo Campo Grande News. A segunda não será mostrada em razão do conteúdo forte.

A gravação começa com Divino se apresentando e confessando ter baleado duas crianças e uma senhora. Em frente ao aparelho celular, o preso afirma ter sido simpatizante do CV e que deixaria um recado.

“Meu nome é Divino Ferreira, baleei duas crianças e uma senhora. Fui simpatizante do Comando Vermelho, oposição, e hoje venho deixar um recado aqui para todos, que está aqui no MS, no estado do MS, que quem tá aqui é o PCC. É o PCC que tá na pista aí, dando recado para os “coisa brava”, que é a oposição(sic)".

Neste momento do vídeo, Divino é orientado por quem está gravando a revelar o nome de supostos líderes do Comando Vermelho e dizer que quem se aliar a eles, irá morrer.

“Luizão, o Cabeça de Porco, o Chiquinho, o Paulo Maconha, o Diego Tripa [...] quem manda é o PCC e a cabeça de vocês tá molhado. Quem correr com esses cara tá molhado para eles, porque o PCC que tá. O PCC vai pegar, vai morrer que nem eu, se caso eu for morrer aqui hoje, entendeu?(sic)”.

Mais uma vez Divino é interrompido pelo rival, que manda ele afirmar e deixar claro que irá morrer, por ser simpatizante da oposição, no caso o Comando Vermelho.

“Eu vou morrer hoje entendeu, porque eu fui simpatizante do CV, da oposição, e chamava o PCC de PCchoque, PCcu e, por isso, que eu vou morrer(sic)”.

Pela terceira vez ele é interrompido e desta vez orientado a dar um recado aos “moleques novos” e que “ainda não entendem do crime”.

“Aí irmão, esse hora de chegar em qualquer cadeia procurar sempre estar do lado do Primeiro Comando da Capital, que é o PCC, entendeu? Esse é o verdadeiro crime, que não existe corrupção, não existe nada(sic)”.

Pouco antes da gravação finalizar, o executado é questionado se acha sua morte justa, por ter “batido faca” ao PCC, que afirma não saber se acha justo ou não, porque sempre errou, mas pressionado responde que sim.

Caso - Divino Ferreira, 28, o “Chimbinha”, foi encontrado morto por enforcamento na PED (Penitenciária Estadual de Dourados). O corpo foi achado por volta de meio-dia de ontem (21) no pátio do raio II do presídio, onde ficam detentos ligados às facções criminosas.

De acordo com o boletim de ocorrência, Divino estava pendurado em uma grade, no pátio do pavilhão. Provavelmente tenha sido morto durante o banho de sol. O caso foi registrado na Polícia Civil como morte a esclarecer, mas o corpo possuía sinais de violência, o que afasta a possibilidade de suicídio.

Condenado por tráfico de drogas, Divino Ferreira tinha sido transferido de Ponta Porã para Dourados na sexta-feira (16). A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) ainda não se manifestou sobre a morte do detento.

(matéria editada às 16h00 para acréscimo de informação)

 

Veja abaixo o primeiro vídeo:



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions