ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Justiça derruba liminar que mandava tirar índios de área em Dourados

Gabriel Neris | 29/01/2013 13:47

O TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) cassou a liminar da Justiça Federal de Dourados que determinava a retirada de indígenas de uma área na fazenda Curral de Arame. Os índios poderão ficar no local por mais 120 dias até que seja realizada a perícia topográfica e antropológica definindo qual área pertencerá à Reserva Indígena.

O pedido de suspensão foi do MPF (Ministério Público Federal) e da Funai (Fundação Nacional do Índio). Desde 2011 vivem 47 famílias na fazenda e uma área de 26,9 hectares, onde cultivam milho, mandioca e abóboras. O MPF argumenta que a área ocupada faz parte da Reserva Indígena de Dourados.

Atualmente são 13 mil indígenas das etnias guarani-kayowá/ñandeva e terena. A Reserva está localizada na zona norte de Dourados, a 3,5 km da região central e é considerada a reserva indígena mais violenta do país.

Mato Grosso do Sul conta com a segunda maior população indígena do Brasil, com cerca de 70 mil pessoas divididas em várias etnias. Os indígenas ocupam 0,2% das terras indígenas.

Nos siga no Google Notícias