ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Mais 10 são investigados por furarem fila da vacina em Dourados

Caso é apurado na mesma promotoria que já verifica outras 11 pessoas beneficiadas com a vacina antecipadamente

Lucia Morel | 21/07/2021 16:22
Idosa sendo vacinada em janeiro, em Dourados. (Foto: Prefeitura de Dourados)
Idosa sendo vacinada em janeiro, em Dourados. (Foto: Prefeitura de Dourados)

Nova denúncia de fura fila em Dourados está sendo investigada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul. O caso é apurado na mesma promotoria que já verifica outras 11 pessoas beneficiadas com a vacina contra covid-19 antes do tempo na cidade. Todas são profissionais da segurança pública, conforme revelado pelo Campo Grande News semana passada.

Desta vez, ao menos 10 pessoas receberam a vacina em 27 de janeiro deste ano na Funpema (Fundação Cardiogeriátrica Coronel José Alves Marcondes e Dr. Haroldo Pereira da Silva), mas não eram profissionais da saúde de linha de frente e nem ao menos teriam contato com pacientes. Pior que isso, alguns dos beneficiados nem atuavam na fundação e não teriam nenhuma ligação com ela.

Conforme a portaria que instituiu o inquérito civil, “cidadãos que não integravam os grupos prioritários da época foram vacinados em prejuízo à ordem de prioridades, justamente por ter vínculo/relacionamento com gestores/diretores da citada Fundação”.

A promotora Rosalina Cruz Cavagnolli, da 10ª Promotoria de Justiça de Dourados, ressaltou no documento que o fato de burlar a fila de prioridades da vacina, “mesmo diante da escassez das doses destinadas a toda a população, denota a existência de fundamentos a ensejar responsabilização por dano moral coletivo, tendo em vista violação injusta e intolerável aos valores fundamentais da coletividade”.

Por fim, a portaria estabelece que “o ato de “furar fila” consiste no ato de passar à frente de todos os demais de forma injusta e arbitrária, com a finalidade de sobrepor os próprios interesses em detrimentos dos demais, tomando para si algo que, de forma prévia, outros esperavam legitimamente obter”.

Nos siga no Google Notícias