ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Mesmo sem casos confirmados, município decreta uso obrigatório de máscaras

EPI deve ser usado em espaços públicos, vias, ônibus e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços

Jones Mário | 16/05/2020 17:50
Prefeito Odilon Ribeiro assina decreto que obriga uso de máscaras no município (Foto: Agecom/Prefeitura de Aquidauana)
Prefeito Odilon Ribeiro assina decreto que obriga uso de máscaras no município (Foto: Agecom/Prefeitura de Aquidauana)

A partir deste sábado (16), quem sair de casa sem máscara de proteção facial pode ser preso em Aquidauana, distante 130 quilômetros de Campo Grande.

O EPI (Equipamento de Proteção Individual) deve ser usado em todos os espaços públicos, vias públicas, no transporte coletivo e nos estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços.

Publicado na sexta-feira (15), o decreto recomenda o uso de máscaras caseiras em tecido, segundo as orientações do ministério da Saúde. Lojas e demais estabelecimentos de atividades comerciais e sociais devem impedir a entrada e a permanência de pessoas sem o equipamento de proteção.

Quem descumprir a norma está sujeito a multa ou até prisão por crime contra a Saúde Pública.

Segundo a secretaria de Saúde, não há casos confirmados de novo coronavírus no município.

Horários - O mesmo decreto ainda disciplina o funcionamento do comércio em geral de Aquidauana. De segunda-feira a sexta-feira, estabelecimentos podem abrir das 8h às 16h. Aos sábados, das 8h às 12h.

Farmácias e postos de combustíveis podem operar 24 horas por dia. Nos bares e conveniências, o atendimento presencial de segunda-feira a domingo é permitido das 8h às 22h.

Já restaurantes e lanchonetes podem abrir das 7h às 22h30min, de segunda a domingo. Supermercados, mercados e padarias estão autorizados a operar das 6h às 22h de segunda-feira a sábado, e das 6h às 13h aos domingos.

O decreto ainda determina limite máximo de duas pessoas da mesma família nestes locais.

Os estabelecimentos devem dar preferência ao sistema de entrega em domicílio, encomenda e agendamento de vendas.

Casas noturnas, boates, buffets, salões de festas, espaços de recreação e quaisquer outras áreas de convivência similares, ainda que em locais privados, como condomínios e associações, seguem vetados. A suspensão se estende a teatros, museus, centros culturais, bibliotecas, cinemas, clubes sociais e similares.

O toque de recolher em Aquidauana passa a vigorar das 23h às 5h, mas serviços de delivery podem funcionar durante o período.

Nos siga no Google Notícias