A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019

25/08/2018 19:41

Moradores de assentamentos em MS recebem salas com acesso a internet

Adriano Fernandes
Moradoras usando alguns dos computadores da sala em Guia Lopes. (Foto: Assessoria de Comunicação)Moradoras usando alguns dos computadores da sala em Guia Lopes. (Foto: Assessoria de Comunicação)

Foram inauguradas, nesta sexta-feira (24) duas salas de inclusão digitais em assentamentos em Guia Lopes da Laguna e Bela Vista. A iniciativa faz parte do TecSocial, projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia desenvolvimento em parceria com o Governo do Estado e surge como uma forma de tornar o contato com a internet, ainda mais democrática por MS. 

Em Guia Lopes, moradores do assentamento Retirada da Laguna a 8 quilômetros da cidade foram os beneficiados com sala equipada com 10 computadores, TV de 32 polegadas, aparelho de DVD e roteador.

A estrutura também possui mesas e cadeiras, quadro branco, impressora e monitores para orientar e organizar as turmas. No assentamento Tupanceretan, em Bela Vista, cerca de 60 alunos de uma escola rural também terão acesso a internet através da estrutura. 

"Aqui quase ninguém tem acesso a internet e vamos poder apresentar esse mundo aos alunos, para aprofundar a pesquisa e mostrar novas possibilidades", comentou a professora Neide Martins, que dá aula para alunos do 2° ao 9° ano do Ensino Fundamental, no local.

No assentamento que fica a 20 quilômetros da cidade vivem 70 famílias. Os monitores do projeto nos assentamentos também serão pessoas escolhidas na própria comunidade e que receberão treinamento e bolsa. 

No Estado, a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) desenvolve o projeto que é coordenado por meio da Superintendência de Ciência e Tecnologia, sob direção do superintendente Rogério Beretta. Beretta e o secretário da pasta, Jaime Verruck participaram das inaugurações. O coordenador geral do TecSocial e o professor da UFMS Alessandro Arruda. 

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions