ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Mulher usa mesma agulha para aplicar vacina da gripe sem eficácia

Mariana Castelar | 12/06/2016 15:09

A mesma agulha pode ter sido usada por uma ex-funcionária de clínica de Chapadão do Sul para vacinar aproximadamente 25 pessoas, incluindo crianças, contra a Influeza H1N1, no município distante 321 km de Campo Grande.

A mulher  foi presa em flagrante na quinta-feira (09) com agulhas, R$ 550 de um atendimento realizado em domicílio, além de 11 seringas de Fluarix, guardadas dentro do guarda-roupa.

Além do risco de contaminação pelo uso da mesma agulha, sem  a refrigeração adequada, o produto perdeu qualquer eficácia. A indicação é que seja armazenado em um ambiente de 2º a 8º C.

Conforme o site Chapadense News, uma das pessoas que recebeu a dose atua na área de saúde e achou estranho a falta de luvas, lacre e o acondicionamento da vacina, que estava em um recipiente plástico, fora do recomendado isolamento térmico.

Para tentar entender a situação, a vítima na manhã seguinte foi até a clinica onde a atendente trabalhava e descobriu que ela tinha sido demitida há cerca de uma semana. Ela então procurou o Ministério Público Estadual que acionou a Polícia Civil.

A mulher foi presa em flagrante por falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos, ou medicinais, perigo para a vida ou a saúde de outrem, furto qualificado com abuso de confiança ou mediante fraude.

Além de ser acusada de roubo de vacina, a mulher usava metade do medicamento que sobrava das crianças em outras pessoas, quando a recomendação do Ministério da Saúde é o descarte. No celular apreendido da atendente haviam conversas de clientes em busca da vacina.

O delegado responsável pelo caso, Danilo Mansur, pede a todos que foram vacinados em seu domicílio contra a doença procurem a Polícia Civil a fim de saber se foram vítima do golpe. Foi informado que houve 25 imunizações realizadas com 17 agulhas.

Nos siga no Google Notícias