ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Nível do Rio Aquidauana atinge 5,70 metros, mesmo com trégua na chuva

Acumulado de água nas últimas 36 horas é de 82,20 milímetros. Vereador fez alerta a Ribeirinhos

Izabela Sanchez | 16/02/2019 16:43
Medição do Rio Aquidauana que passou a 5,70 metros neste sábado (Foto: Francis Leone/ O Pantaneiro)
Medição do Rio Aquidauana que passou a 5,70 metros neste sábado (Foto: Francis Leone/ O Pantaneiro)

A chuva deu uma trégua em Aquidauana, a 135 km, neste sábado (16), mas o rio que leva o mesmo nome da cidade alcançou 5,70 metros, nível considerado “anormal”. Nas últimas 36 horas, segundo o site O Pantaneiro, o volume de água acumulado foi de 82,20 milímetros.

O site enfatiza que o nível considerado normal é 3,30 metros. Entre quinta-feira (14) e sexta-feira (15), 90 milímetros de água de chuva resultaram das precipitações. A informação foi repassada ao site pelo coordenador da Defesa Civil do Município Mario Ravaglia. Na quinta, o volume era de 24,4 milímetros.

As intensas chuvas também já causaram prejuízo na cidade. Pelo menos duas casas foram alagadas, informou o Corpo de Bombeiros. As ocorrências foram registradas no Jardim Balneário e na Rua Jorge Bodstein.

Após os estragos provocados pela chuva do último dia 12, a Defesa Civil pediu que os sul-mato-grossenses realizem cadastro no sistema de alerta do órgão para se manterem informados quanto às previsões da meteorologia, entre outros cuidados diante de temporais.

Além disso, é recomendado que a população tenha o hábito de acompanhar a previsão da meteorologia, pois as informações “podem ajudar a se proteger de eventuais desastres que possam ocorrer no Estado”. O coordenador estadual do órgão, tenente-coronel Fábio Santos Coelho Catarinelli, explicou que as chuvas intensas foram provocadas pela chegada de uma frente fria ao Estado.

Na sexta, o nível do rio passou de 3,62 para 4,64. Pelo facebook, o vereador Edinho Grance (DEM) compartilhou imagens do rio, fez um alerta aos ribeirinhos e afirmou que a administração vai atendê-los.

O parlamentar declarou que "esteve com o prefeito Odilon e o Sr. Mário Ravaglia da defesa civil verificando o nível do Rio Aquidauana”. “Devido às intensas chuvas dos dois últimos dias (só noite passada choveu 90mm) o rio subiu do seu nível normal de 3,30m para 4,60m o que já deixa a cidade em alerta. O prefeito Odilon Ribeiro Aquidauana garantiu que a equipe da prefeitura está pronta para dar o atendimento aos ribeirinhos".

Nos siga no Google Notícias