No dia de mutirão nacional, HU de Dourados faz 15 cirurgias vasculares
A ação nesta quarta-feira marca retorno das cirurgias vasculares no hospital da Universidade Federal da Grande Dourados
O HU (Hospital Universitário) de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, participa hoje (31) do 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). O serviço escolhido para o dia é o de cirurgias vasculares, que estão sendo retomadas no hospital da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).
De acordo com a assessoria do HU, foi elaborado um planejamento envolvendo a gestão do hospital e os profissionais do centro cirúrgico, que hoje funciona exclusivamente em prol de cirurgias vasculares, com a expectativa de atender 15 pacientes com problema de varizes.
- Leia Também
- HU faz mutirão de consultas hoje para desafogar urologia e mastologia
- HU participa de mutirão nacional e vai realizar 270 procedimentos
Há dois anos as cirurgias vasculares não são feitas no maior hospital do interior de Mato Grosso do Sul em função da falta de insumos e materiais específicos, adquiridos recentemente.
No mutirão de hoje vão atuar quatro cirurgiões vasculares, três anestesiologistas e 21 profissionais de enfermagem.
Conforme o HU, 173 pessoas aguardam atualmente pela realização de cirurgias vasculares no HU da UFGD. A partir de agora, com a retomada do serviço, a meta é fazer 20 procedimentos cirúrgicos por mês.
Ações educativas – Além das cirurgias, duas equipes de colaboradores e estudantes vão percorrer hoje vários setores do hospital para conscientizar pacientes e funcionários.
Enfermeiros da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar vão falar da campanha pela higienização das mãos. Em locais como recepções e ambulatórios, pacientes e acompanhantes receberão orientações sobre como higienizar as mãos de forma correta e a importância do ato para a manutenção da saúde e a redução de infecções, principalmente dentro do ambiente hospitalar.
Estudantes de graduação de medicina, psicologia, nutrição e enfermagem vão orientar sobre os problemas causados pelo tabagismo. O assunto foi escolhido por hoje ser Dia Mundial sem Tabaco.