ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Novo foco de incêndio no Pantanal leva bombeiros ao distrito de Porto Esperança

O fogo consome a vegetação da região do Maciço do Urucum e Morro Santa Cruz, a cerca de 85 km da cidade

Geisy Garnes | 28/09/2021 11:07
Fumaça na região do Maciço do Urucum e Morro Santa Cruz pode ser vista de longe. (Foto: Corpo de Bombeiros)
Fumaça na região do Maciço do Urucum e Morro Santa Cruz pode ser vista de longe. (Foto: Corpo de Bombeiros)

Corpo de Bombeiros continua o combate aos focos de incêndio no Pantanal sul-mato-grossense e nesta terça-feira (28), concentra esforços no distrito de Porto Esperança, em Corumbá – cidade a 446 quilômetros de Campo Grande. Desde as primeiras horas do dia, o fogo consome a vegetação da região do Maciço do Urucum e Morro Santa Cruz.

Os militares foram chamados pelos moradores do distrito, que fica a cerca de 85 quilômetros do quartel dos bombeiros.

Fogo que queima a flora pode ser visto de longe e, por isso, dez militares foram mobilizados até o local. A intenção, segundo o tenente-coronel Meirelles, é que a equipe passe o dia e a noite na região para combate de todos focos de incêndio.

Caso seja necessário, outras equipes serão enviadas para a região. Medições dos militares apontam que as chamas começaram a cerca de um quilômetro e meio do distrito, mas ainda não há informações sobre a dimensão do incêndio.

Há mais de 90 dias, bombeiros de todo o Estado participam da Operação Hefesto, uma verdadeira força-tarefa para impedir o avanço do fogo no Pantanal. Até o momento, foram empregados 510 homens, 88 viaturas e 6 aeronaves entre Air Tractors utilizadas para despejar água em focos de incêndio e também helicópteros.

Último relatório divulgado pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, no dia 21 de setembro, aponta que de janeiro a setembro deste ano, 778 mil hectares do Pantanal foram consumidos pelo fogo. Apesar de alarmante, o número é menor do que o registrado em 2 anos.

No mesmo período do ano passado, a área destruída pelas queimadas foi de 956 mil hectares. Em 2019, foram 801 mil hectares.

Nos siga no Google Notícias