ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Obra emergencial recupera área de erosão que ameaçava casas em Juti

Paulo Nonato de Souza | 16/10/2017 09:58
Placa anuncia obra de drenagem de águas pluviais e contenção de erosão em Jati (Foto:Chico Ribeiro)
Placa anuncia obra de drenagem de águas pluviais e contenção de erosão em Jati (Foto:Chico Ribeiro)

Em Juti, o Governo do Estado realizou ações emergenciais para recuperação das vias afetadas pelas chuvas de 2015 quando uma cratera na zona rural se estendeu pela área urbana ameaçando residências, anunciou a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos). Em nota, diz que a prefeitura decretou situação de emergência e a gestão estadual imediatamente iniciou os trabalhos de restabelecimento dos serviços básicos de abastecimento de água e energia.

Na sequência, iniciou os trabalhos de recuperação de tubulações, poços e redes de esgoto com investimentos em saneamento pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Com a conclusão dessa etapa, em junho de 2016, começaram as obras de contenção da erosão.

Os trabalhos de recomposição do solo, instalação de rede de drenagem, aterro, canais e barragens foram executados com recursos do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul (Fundersul).

“A obra pôs fim à insegurança vivida por moradores cujas casas estavam sendo ameaçadas pela erosão. Eles detalharam que conviviam com o problema há duas décadas e tinham de monitorar o avanço dela no período das chuvas. Em uma das vias destruídas pela cratera, a Rua Pedro Álvares Cabral, o buraco aberto chegou a atingir seis metros de profundidade por 15 de largura”, afirma nota divulgada pelo Governo do Estado.

Com 6.553 habitantes, conforme estimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Juti recebeu também recursos na área de habitação. Segundo o Governo do estado, as casas construídas com recursos estaduais e por meio de parceria envolvendo o Governo Federal e a Prefeitura de Juti no Residencial Juti, Loteamento Social Vila Morena, e nos programas destinados a habitações rurais, beneficiaram 155 famílias.

Nos siga no Google Notícias