ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Interior

Obras de esgotamento sanitário elevam a 65% a cobertura em Dourados

Zemil Rocha | 25/11/2013 16:47
Solenidade de inauguração da estação de tratamento em Dourados (Foto: divulgação)
Solenidade de inauguração da estação de tratamento em Dourados (Foto: divulgação)

Dourados vai passar a ter 65% de coleta e tratamento com a com a inauguração das obras de ampliação da estação de tratamento de esgoto, a ETE Água Boa, que foi entregue na manhã desta segunda-feira, 25 de novembro, pelo governador do Estado, André Puccinelli, e o presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa. Maior cidade atendida pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Dourados no ano 2006 possuía menos 20% de coleta e tratamento de esgoto

Participaram da solenidade de entrega da ETE Água Boa o gerente de projeto da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades, Cezar Scherer, o prefeito de Dourados, Murilo Zauith, deputados federais e estaduais, além dos vereadores e funcionários da empresa.

A obra, que custou R$ 36 milhões, assegurou a ampliação da ETE Água Boa, que antes tratava 40 litros por segundo e agora passa a receber o esgoto de mais 20 bairros, devendo tratar 110 litros por segundo. São mais 200 quilômetros de rede, o que significa quase 17 mil residências ligadas à rede de esgoto. “Com a conclusão desta obra, água limpa será devolvida ao meio ambiente e chegaremos ao índice de 65% de esgoto coletado e tratado”, destacou José Carlos Barbosa.

Segundo ele, a vinda dos recursos para execução dessa obra decorreu dos “bons projetos” apresentados pela Sanesul desde 2007, quando Puccinelli assumiu o governo e lhe delegou a missão de comandar a empresa. “Também não podemos deixar de destacar o apoio da nossa bancada federal, estadual e municipal, além da parceria com o governo federal”, enfatizou o presidente da Sanesul.

No pacote de obras foram construídas cinco elevatórias, 5.039 metros de emissário, 3.036 metros de coletor tronco, 346.763 metros de rede coletora de esgoto e 16.825 ligações domiciliares de esgoto, além da implantação de sistema de supervisão. Os recursos investidos são próprios da empresa e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1).

O gerente regional da Sanesul, Paulo Torraca, explica que hoje Dourados possui três estações de tratamento de esgoto: a ETE Água Boa, que foi ampliada e ficará responsável por tratar 35% do esgoto coletado da cidade dos bairros Grande Água Boa, Vista Alegre, Canaã III, Vila Industrial, entre outros; a ETE Guaxinim, que é responsável por 50%; e a Laranja Doce, por aproximadamente 25%.

Nesta segunda-feira, também foi entregue o projeto básico e executivo, estudo populacional e de concepção para o sistema de abastecimento de água e melhorias. Os recursos aplicados são próprios e chegam a R$ 645,1 mil.

Nos siga no Google Notícias