ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Oito são presos em operação que mira quadrilha chefiada por irmãos

Irmãos Toko são de família tradicional em Dourados; tio deles também está preso por tráfico

Helio de Freitas, de Dourados | 14/07/2021 08:16
Presos em Dourados durante na Operação Kaizen, nesta quarta-feira (Foto: Adilson Domingos)
Presos em Dourados durante na Operação Kaizen, nesta quarta-feira (Foto: Adilson Domingos)

Agentes de oito delegacias da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul estão nas ruas nesta quarta-feira (14) para cumprir mandados de busca e de prisão contra integrantes de uma quadrilha de traficantes que envia drogas da fronteira para outros estados brasileiros.

A Operação Kaizen tem apoio também de policiais do Rio de Janeiro. Em Mato Grosso do Sul os mandados são cumpridos em Dourados e Campo Grande. Na capital carioca, o mandado de prisão é contra preso recolhido em Bangu.

O Campo Grande News apurou que os dois principais líderes da quadrilha são irmãos de sobrenome Toko, um deles preso no Rio de Janeiro. A família Toko é bastante conhecida em Dourados, onde por muitos anos teve uma tradicional retificadora de motores no centro.

O tio dos irmãos alvos da operação de hoje, Ricardo Toko, 50, cumpre pena de oito anos e cinco meses por tráfico de drogas em São Paulo. Ricardo foi preso em dezembro de 2019 no interior paulista com 31 quilos de cocaína.

Veja o vídeo:

Estão na operação policiais da Defron (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Fronteira), da 2ª Delegacia de Polícia de Dourados, do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), das delegacias de Itaporã, Maracaju, Rio Brilhante e Caarapó, equipe do Garras e policiais do Rio de janeiro.

São 12 mandados de prisão, nove mandados de busca e apreensão e três de sequestro de bens. Em Dourados, oito pessoas (sete homens e uma mulher) já foram levadas para a delegacia. Os policiais apreenderam maconha embalada e plantas da droga. Outro envolvido foi preso peloo Garras na Capital.

Kaizen significa “melhoria contínua”, referência ao esforço da quadrilha em melhorar cada vez mais a qualidade da droga fornecida para outros estados brasileiros. (Colaboraram Adilson Domingos e Ana Oshiro, da redação)

Nos siga no Google Notícias