ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Operação Carnaval reduz em 30% acidentes com vítimas no Estado

Em 2019, foram registrados 75 casos de acidentes com vítimas e neste ano o montante caiu para 53

Rosana Siqueira | 26/02/2020 16:44
Operações foram realizadas durante a Operação Carnaval e ajudaram a reduzir mortes no trânsito. (Divulgação)
Operações foram realizadas durante a Operação Carnaval e ajudaram a reduzir mortes no trânsito. (Divulgação)

O número de casos envolvendo acidentes de trânsito com vítimas no Estado recuou 30% neste Carnaval. Os dados foram divulgados hoje pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) no balanço da Operação Carnaval 2020 da Polícia Militar de MS.

O resultado positivo ocorreu após a intensificação das fiscalizações da Lei Seca e com apoio do Departamento de Estado de Trânsito (Detran/MS). De acordo com o levantamento da PM, em 2019, foram registrados 75 casos de acidentes com vítimas e neste ano o montante caiu para 53 ocorrências.

Na avaliação do Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Waldir Ribeiro Acosta, os índices foram satisfatórios. “Isso é muito importante. Quando o policial faz a blitz ou bloqueio, costumo dizer que nós fazemos o serviço de clínico geral. Tudo que está de anormal naquele veículo a gente observa. Tivemos ocorrências em que pessoas foram presas por estarem com mandado de prisão em aberto. Tivemos armas de fogo apreendidas, além de veículos recuperados de roubo ou furto. Nós intensificamos essas operações buscando reduzir os acidentes. Assim, retiramos aquelas pessoas das vias que não estavam em condições de dirigir e evitamos que novos acidentes ocorressem”.

Segundo dados do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPMTran) de Campo Grande, dos 790 testes de etilômetro (bafômetro), 196 casos foram positivos para notificações de alcoolemia, dos quais 22 resultaram em prisão em flagrantes por embriaguez. E mais 567 autos de infração sendo 48 condutores autuados por não possuir habitação, 22 por não possuir documento do veículo e mais 155 habilitações (CNHs) recolhidas. Além disso, 45 carros e 35 motocicletas foram encaminhadas ao pátio do Detran/MS.

Reforço - O Coronel Waldir Ribeiro ainda lembrou que houve aumento de efetivo nos municípios que solicitaram reforço. Os policiais foram distribuídos nas cidades de Corumbá, Bonito, Costa Rica, Jardim e Porto Murtinho. Em Campo Grande, os agentes operaram em regime de plantão ordinário com escala normal e nos três pontos de maior concentração receberam reforço: Praça do Papa, Avenida Fernando Corrêa da Costa e Esplanada Ferroviária.

Durante a Operação Carnaval, a PM abordou 15.870 pessoas, 23 pessoas presas por estarem com mandado de prisão em aberto e 282 pessoas foram conduzidas à delegacia. A PM ainda abordou 9.574 veículos, dos quais 124 veículos foram apreendidos, 102 encaminhados ao Detran/MS. Além disso, 14 armas foram apreendidas. Quanto às notificações, 26 foram ambientais e 1.001 no trânsito. A polícia ainda apreendeu 47,709 quilos de drogas e mais 2.406 pacotes de cigarro.

Nos siga no Google Notícias