Projeto transforma macaúba em negócio sustentável e conquista prêmio nacional
Iniciativa da UFMS de Nova Andradina aposta na bioeconomia, gera renda no campo e garante pódio no Supernova

Fruto nativo do Cerrado e historicamente pouco explorado, a macaúba tornou-se o centro de um projeto inovador que acaba de colocar a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) no pódio nacional do empreendedorismo universitário. Desenvolvido por estudantes de Nova Andradina, o Macavida conquistou o 3º lugar na Região Centro-Oeste no programa Supernova, iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que envolveu mais de 3 mil estudantes de todo o país em capacitações para a criação de negócios inovadores.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O projeto Macavida, desenvolvido por estudantes da UFMS em Nova Andradina, conquistou o terceiro lugar na Região Centro-Oeste do programa Supernova, uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Sebrae. O projeto transforma a macaúba, fruto nativo do Cerrado, em alimentos nutritivos e fertilizantes orgânicos. A iniciativa, criada em 2025 pelo Time Enactus da UFMS, beneficia diretamente agricultoras familiares da Aproolga, gerando renda no campo e contribuindo para a preservação ambiental. O projeto já recebeu diversos reconhecimentos, incluindo premiações da Fundação Cargill e do Sistema Famasul/Senar-MS.
A iniciativa busca gerar renda para agricultores familiares ao transformar a macaúba em produtos alimentícios nutritivos, com aproveitamento integral do fruto, incluindo a produção de fertilizantes orgânicos a partir dos resíduos. A iniciativa reduz o desperdício, fortalece a produção rural e contribui para a diminuição dos impactos ambientais e das emissões de gases de efeito estufa. Na prática integra a macaúba como parte de uma cadeia produtiva sustentável baseada na economia circular
Criado em 2025, dentro do Programa de Capacitação em Empreendedorismo Rural do Time Enactus da UFMS, o projeto alia inovação, geração de renda no campo e preservação ambiental.
O Enactus é um programa de extensão da UFMS que integra estudantes em projetos de empreendedorismo social com foco em impacto socioambiental. Ele está ligado à rede internacional Enactus, que incentiva universitários a aplicar o conhecimento acadêmico para transformar realidades em comunidades vulneráveis.
Na prática - A professora conselheira do Enactus em Nova Andradina, Gislayne Goulart, explica que o fruto é coletado em pequenas propriedades rurais e processado para a produção de alimentos ricos em nutrientes. Os resíduos retornam ao solo como bioinsumos, fortalecendo o cultivo de hortaliças da agricultura familiar.
“É uma cadeia de valor completa: gera renda para o campo, saúde para a população e preservação do bioma Cerrado. Até o momento, já impactamos diretamente agricultoras familiares da Aproolga (Associação das Produtoras do Assentamento Santa Olga), formada por mais de dez mulheres, e estamos validando nosso MVP (uma versão simplificada do produto) para alcançar ainda mais comunidades”, explica a professora.
Segundo a professora, o prêmio no Supernova reconhece uma formação que conecta teoria e prática, validando o trabalho da equipe e fortalecendo a cultura de empreendedorismo e inovação da UFMS no interior do estado.
O Macavida reúne uma equipe multidisciplinar com 12 integrantes, entre estudantes e professores, e atua em parceria com associações rurais e especialistas na macaúba. Para os estudantes envolvidos, o reconhecimento nacional confirma o potencial da iniciativa. O acadêmico de Administração João Lucas Silva está no projeto há um ano e afirma que a iniciativa possibilita aplicar, na prática, os conteúdos aprendidos em sala de aula. “Além de contribuir com a comunidade, desenvolvemos trabalho em equipe e responsabilidade social”, relata.
O estudante destacou que a conquista nacional confirma que o projeto está no caminho certo e valorizou os programas de incentivo que apoiam o desenvolvimento dos alunos e das iniciativas.
Prêmios - A premiação no Supernova soma-se a outros destaques do Macavida. Em 2025, o projeto foi semifinalista do Prêmio Alimentação em Foco 2026, da Fundação Cargill; conquistou o 3º lugar no Prêmio Jovem Sucessor Rural, do Sistema Famasul/Senar-MS (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural); e ficou entre os 20 melhores do Prêmio Inspirando Cuidado 2026, promovido pelo Instituto Sabin e Enactus Brasil.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



