ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Operação prende bando que fazia transferência ilegal de lotes em assentamentos

Viviane Oliveira | 22/05/2012 11:40

Foi deflagrado na manhã desta terça-feira (22) em ação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União, a segunda fase da Operação Gaia - que tem como objetivo reprimir a transferência ilegal de lotes em áreas de assentamento rural.

Após um estudo preliminar dos procedimentos arrecadados em abril deste ano, ficaram comprovadas várias irregularidades nos assentamentos. A Justiça Federal em Corumbá determinou a prisão de dois membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, oito buscas e apreensões, a suspensão do exercício das funções públicas de três servidores do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

Serão ouvidas 16 pessoas na Delegacia de Polícia Federal em Corumbá. Foram indiciados também outros envolvidos no esquema, incluindo comerciantes, lideres de assentamentos, servidores do Incra local e membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

As investigações duraram mais de um ano e comprovaram a existência de um esquema criminoso que praticava inúmeras fraudes, dentre elas a comercialização de lotes, em áreas destinadas ao Programa Nacional de Reforma Agrária, com a regularização dessas transações pelos servidores do Incra local, muitas vezes, mediante o recebimento de propina.

O conjunto de provas levantadas demonstrou que, nos procedimentos para distribuição de lotes em assentamentos situados em Corumbá e Ladário, não há respeito à ordem estabelecida pelo cadastro prévio e pelos critérios de priorização de candidatos inscritos no Programa, e sim direcionamento dos lotes de acordo com a conveniência dos membros da quadrilha mediante pagamento.

Por conta disso, a regra tornou-se a transferência entre os possuidores de lote, mediante intervenção do Sindicato de Trabalhadores Rurais e Associação de Assentamentos, com a posterior regularização do procedimento perante o Incra.

Assim, em contrário a regra da Reforma Agrária, os assentamentos de Corumbá e Ladário, têm sido ocupados por pecuaristas e comerciantes. Os verdadeiros trabalhadores rurais acabam ficando sem a terra. O nome Operação Gaia é em alusão à divindade que representada a terra na mitologia grega.

Nos siga no Google Notícias