ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Operação paraguaia destrói 220 toneladas de maconha na fronteira

De acordo com a Senad, 38 acampamentos de produção foram desmantelados durante a operação Basalto II

Por Gustavo Bonotto | 03/10/2023 23:35
Policiais brasileiros e paraguaios durante o desmonte de um acampamento de produção de maconha. (Foto: Reprodução/Senad)
Policiais brasileiros e paraguaios durante o desmonte de um acampamento de produção de maconha. (Foto: Reprodução/Senad)

A Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai retirou de circulação 225 toneladas de maconha durante a operação Basalto II, de acordo com o balanço divulgado nesta terça-feira (3). O esforço contou com a participação das forças brasileiras.

Em dois dias operacionais, a ação policial desmantelou 38 espaços utilizados como "acampamentos" para a produção do entorpecente. Em um deles, 30,9 toneladas já estavam prontas para a distribuição.

A nota enviada à imprensa ressalta que o prejuízo econômico às finanças do tráfico representam mais de US$ 6,7 milhões.

Ontem, uma espécie de “complexo industrial” de produção de maconha foi desmontada no departamento de Canindeyú, a 70 km de Paranhos. Apenas nesse local, pelo menos seis toneladas de maconha em fase de cultivo e já pronta para o consumo foram destruídas. A estrutura usada pelos produtores também foi queimada.

Conforme a Senad, os três acampamentos funcionavam interconectados, com iluminação gerada por motor a diesel, e equipados com sete prensas hidráulicas, material usado para embalar os tabletes e outros equipamentos industriais. Ninguém foi preso, mas a agência comemora o resultado, por causar prejuízo financeiro aos traficantes.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News

Nos siga no Google Notícias