ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Paraguai tem corrida por vacina e Amambay quer imunizar 2 mil por dia

País recebeu 1 milhão de doses da Pfizer e hoje começou a vacinar cidadãos de 35 anos acima

Por Helio de Freitas, de Dourados | 13/07/2021 09:32
Moradora é vacinada em drive-thru montado em shopping de Pedro Juan (Foto: Divulgação)
Moradora é vacinada em drive-thru montado em shopping de Pedro Juan (Foto: Divulgação)

Com 1 milhão de doses da vacina Pfizer recebidas no fim de semana, o Paraguai – país que tem mil quilômetros de fronteira com Mato Grosso do Sul – começou hoje a imunizar a população de 35 anos acima.

Apontado como exemplo no controle covid-19 no início da pandemia, a nação paraguaia quer vacinar 85 mil pessoas por dia. Quase 14 mil cidadãos paraguaios já morreram em decorrência de complicações da doença.

Assim como ainda ocorre no Brasil, a vacinação começou com longas filas, colapso e muita reclamação nos pontos de imunização. Na capital Asunción, o Autódromo Rubén Dumot está funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana.

A imagem da fila de carros impressiona. Segundo o jornal ABC Color, teve gente que esperou até oito horas para receber a vacina. São três de vacinação durante todo o dia na capital.

No Departamento (equivalente a Estado) de Amambay, cuja capital é Pedro Juan Caballero – cidade vizinha de Ponta Porã – a meta é vacinar duas mil pessoas por dia, segundo o diretor da 13ª Região Sanitária Nelson Collar.

Segundo ele, ontem, quando foram vacinados trabalhadores de serviços essenciais, foram 2.050 doses aplicadas. Em Amambay, os principais pontos de vacinação ficam em Pedro Juan Caballero, Capitán Bado e Bella Vista Norte.

Em Pedro Juan Caballero, o drive-thru de vacinação foi montado no estacionamento do Shopping China, considerado maior centro de importados da América do Sul.

Ontem foram vacinados os trabalhadores essenciais e de hoje em diante estão sendo imunizadas pessoas de 35 anos acima. “A fronteira é ponto sensível para a pandemia, a cidade recebe milhares de turistas todos os dias. Por isso oferecemos nossos locais como pontos de vacinação”, afirmou Felipe Cogorno Álvarez, um dos proprietários do shopping.

Fila de carros em drive-thru de vacinação montado no autódromo de Asunción (Foto: Capitán Bado.com)
Fila de carros em drive-thru de vacinação montado no autódromo de Asunción (Foto: Capitán Bado.com)


Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário