ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Interior

PF deflagra operação contra ataque cibernético em universidades federais

Dentre as 6 universidades vítimas do ciberataque em 2021, está a Universidade Federal da Grande Dourados

Mirian Machado | 28/04/2022 07:37
Policiais federais durante cumprimento de mandados na Operação Área Restrita, nesta manhã (28). (Foto: Divulgação/PF)
Policiais federais durante cumprimento de mandados na Operação Área Restrita, nesta manhã (28). (Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (28), a Operação “Área Restrita” que apura ataques cibernéticos a várias universidades federais do país, incluindo a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), que ocorreram em maio do ano passado.

A Justiça Federal de Dourados, distante 233 distante de Campo Grande, expediu um mandado de busca e apreensão, que foi cumprido na cidade de Guarulhos, em São Paulo.

Segundo a PF, o ciberataque consistia na invasão dos sistemas de informática das universidades, promovendo o chamado “defacement”, que é o processo de modificação do conteúdo que é exibido em um site, ou pichação causando danos aos bancos de dados de ao menos seis universidades, sendo elas, a Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Federal do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Tocantins, de Alagoas e da Bahia.

O ataque hacker investigado conseguiu acesso de usuário com nível privilegiado nos sistemas, ao explorar a vulnerabilidade de um software ligado a componentes obsoletos e sem atualização. A partir disso, conseguiu implantar ferramentas para a captura de senhas de usuários administradores.

Nos siga no Google Notícias