ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

PMA autua fazendeiro por degradação de área de preservação e nascente

Flávio Paes | 30/10/2015 21:38
Pecuarista abriu valetas em nascente sem licenciamento (Foto:Divulgação)
Pecuarista abriu valetas em nascente sem licenciamento (Foto:Divulgação)

Policiais Militares Ambientais de Dourados multaram em R$ 5 mil o proprietário de uma fazenda no Distrito Itahum, onde foram construídas valetas em áreas de nascentes (olhos d’água) sem autorização ambiental. A degradação atingia quase 500 metros quadrados.
O serviço foi interrompido e o pecuarista notificado a apresentar plano de recuperação da área degradada (PRADE), junto ao órgão ambiental. Ele também responderá por crime ambiental de destruir área de preservação permanente. A pena para este crime é de um a três anos de detenção.

Em Costa Rica e Paranaíba durante treinamento prático na MS -306 do curso de identificação de madeira na rodovia MS 306 a Polícia Militar Ambiental apreendeu m uma carreta bitrem com carga irregular de madeira serrada. A apreensão ocorreu durante abordagem do veículo com placas de Rondonópolis (MT), que transportava 49,8 m³ de madeira serrada e o itinerário contido na documentação ambiental (DOF – Documento de Origem Florestal) não constava passagem por Mato Grosso do Sul, o que é ilegal e permite a apreensão e autuação.

Além disso, outra ilegalidade, é que o tipo de madeira descrito na documentação era diferente da que estava na carga. A carreta com a madeira pertencente a uma empresa de Cujubin (RO), de onde saiu com destino a Tietê (SP) foi apreendida com a carga. A empresa infratora de Rondônia foi multada em R$ 14.700,00.

O material apreendido e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica. Os responsáveis pela empresa responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de seis meses a um ano de detenção.

Nos siga no Google Notícias