Polícia usa viatura para invadir "fortaleza" blindada e prender líder de facção
Helio Ricardo Cardoso Filho morava em casa com entradas reforçadas até por trilho de trem
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Líder do Primeiro Grupo Catarinense (PGC), Helio Ricardo Cardoso Filho, conhecido como "GG", foi preso em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. A prisão ocorreu após operação da Polícia Federal, que precisou usar uma viatura para derrubar o portão blindado da residência onde o criminoso se escondia. No local, foram apreendidos dois fuzis, duas pistolas e dezenas de munições. O suspeito, que estava foragido e utilizava documentos falsos, era procurado por homicídio em Santa Catarina. O PGC é considerado rival do PCC e aliado do Comando Vermelho, sendo a maior organização criminosa catarinense.
Apontado como principal liderança da facção PGC (Primeiro Grupo Catarinense), que domina o crime organizado em Santa Catarina, foi preso na noite de sábado (31) em Ponta Porã, a 313 km de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai.
- Leia Também
- PCC planejava exibir armas em exposições agropecuárias por mais poder em MS
- Policial sai atirando após o filho ser impedido de circular em “área do PCC”
Helio Ricardo Cardoso Filho, o “GG”, foi localizado por agentes da Delegacia da PF (Polícia Federal) na cidade através de investigação conduzida pela Ficco (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado). Ele usava documento falso em nome de Paulo Eduardo Pantoja Lopes.
Natural de Nova Andradina e alvo de dois mandados de prisão por homicídio expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de São José (SC), Helio estava escondido em uma casa localizada na Vila Nossa Senhora do Amparo, descrita pelos policiais como uma “fortaleza”.
O portão social da residência era blindado e o portão de elevação era reforçado com dormentes usados em trilhos de trem (veja o vídeo). O Campo Grande News apurou que os policiais tiveram de usar a viatura para arrebentar o portão maior e conseguir entrar no imóvel.
A casa também tinha internet por satélite e sistema de segurança que incluía uma câmera para monitoramento externo. Ao ser localizado, Helio Cardoso Filho disse que viu a chegada dos policiais, mas decidiu se entregar sem resistência, apesar de estar armado com dois fuzis, duas pistolas e dezenas de munições. Ele foi preso na véspera do aniversário de completar 32 anos de idade.
A prisão – A Polícia Federal já investigava a presença de Helio Cardoso Filho na fronteira após o serviço de Inteligência da Ficco-SC identificar que o bandido havia se refugiado em Ponta Porã, cidade separada por uma rua de Pedro Juan Caballero, no Paraguai.
No decorrer das investigações, a equipe da delegacia da PF em Ponta Porã conseguiu identificar o imóvel onde o foragido estaria se escondendo. Através de vigilância discreta, os policiais conseguiram confirmar a presença do alvo no local. Por volta de 19h50 de sábado, os policiais chegaram à casa, localizada na Rua Presidente Juscelino Kubitschek, na Vila Nossa Senhora do Amparo.
Após a entrada forçada, os policiais encontraram um fuzil apoiado na estante na sala e uma pistola 9 mm sobre o sofá. No quarto onde Helio Cardoso Filho estava foram encontradas mais duas armas – outro fuzil e outra pistola 9 mm, além das munições. Ele também foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Devido à expressiva quantidade de armamento apreendido e das informações já existentes no curso das investigações, havia fortes indícios de que o foragido estaria envolvido também com o comércio ilegal de armas de fogo. Os celulares localizados na casa foram apreendidos para subsidiar a investigação e para identificação de outros integrantes da organização criminosa.
Rival do PCC (Primeiro Comando da Capital) e aliado do Comando Vermelho, o PGC é apontado como a maior organização criminosa de Santa Catarina. O grupo é acusado de comandar rebeliões, assaltos, sequestros, assassinatos e tráfico de drogas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



