ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Interior

População fica sem água devido a vegetação acumulada em canal

Renata Volpe Haddad | 27/05/2015 11:12

A distribuição de água em Corumbá- distante 419 km de Campo Grande, está sendo interrompida sem aviso prévio, por causa da grande quantidade de vegetação que está provocando entupimento do canal e dificultando o envio da água até a estação de tratamento.

De acordo com a Sanesul do município, os trabalhos estão sendo feitos manualmente de retirada da vegetação, que é realizado durante todo o dia. O gerente regional da empresa, Sérgio Philbois, afirmou que o trabalho precisa ser feito o tempo todo. “É imprevisível, porque os funcionários limpam e vem outra vegetação. Enquanto não diminuir o fluxo e o tamanho dos camalotes, não tem como acabar esse trabalho”, comentou.

Segundo o Diário Corumbaense, Philbois afirmou que em 2015, o fluxo de vegetação descendo pelo rio está bem maior que nos anos anteriores. A consequência desse fenômeno natural é o entupimento na entrada do abastecimento. “Diminui a quantidade de água que a gente consegue trazer do rio e com isso, naturalmente, diminui o volume de água distribuído para a cidade”, explicou.

Sobre a falta de aviso prévio para a população, o gerente ressaltou que não tem como avisar pois o fenômeno não tem momento certo para acontecer. “Como é uma situação absolutamente imprevisível, não temos como saber se, por exemplo, daqui a cinco minutos pode vir um baceiro grande e interromper ou parar uma bomba”, afirmou.

Normalmente, a estação de tratamento de água produz cerca de 1,6 milhão de litros de água por hora e já são 35 mil ligações realizadas pela Sanesul em toda a cidade. Sérgio Philbois afirmou que a empresa tem uma capacidade grande nos reservatórios e que trabalha para que eles nunca sequem. “A gente fica lutando o tempo todo para não deixar esvaziar o reservatório. Evitamos ao máximo que o reservatório fique vazio, e quando isso acontece, procuramos o mais rápido possível recuperar para evitar o transtorno da falta d'água”, concluiu.

Nos siga no Google Notícias