ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Prefeitura de Dourados retoma construção de frigorífico de peixe

Edmir Conceição | 13/09/2011 09:38

Município vai investir R$ 1,018 milhão do Ministério da Pesca e Aquicultura na conclusão da obra

Recursos do Ministério da Pesca garantem retomada de obra do frigorífico de pescado em Dourados. (foto: Assecom)
Recursos do Ministério da Pesca garantem retomada de obra do frigorífico de pescado em Dourados. (foto: Assecom)

A Prefeitura de Dourados está retomando a construção do frigorífico de peixe, que há vários meses estão paralisadas. A retomada da obra será feita pelo prefeito Murilo Zauith em ato marcado para 15h desta terça-feira (13). O entreposto está localizado na BR-163, saída para Campo Grande, próximo ao trevo de acesso a Fátima do Sul. Serão investidos R$ 1,018 milhão de recursos provenientes do Ministério da Pesca e Aquicultura.

De acordo com a prefeitura, os pilares de pré-moldado já foram entregues e começam a ser instalados nesta terça. O prédio do setor administrativo já está sendo coberto e agora começa ser levantada a estrutura do barracão do abatedouro. No total serão 1.625,57 metros quadrados de área construída, numa área total de aproximadamente 35 mil m².

O arquiteto da Secretaria Municipal de Planejamento Luis Gustavo Casarin, fiscal da obra, informou que além do setor administrativo e do abatedouro, o complexo será formado por uma guarita com balança, vestiário, portaria e todo o sistema de decantação, incluindo as lagoas. Ele explica que se trata de uma obra bem estruturada, dentro das normas exigidas por lei.

A expectativa dos mais de 300 produtores de peixe que atuam em Dourados é de que o frigorífico esteja funcionando ainda no início do próximo ano, já que a expansão da atividade depende dessa obra. Segundo piscicultores, a produção existe, mas falta a comercialização. O abatedouro, além de trazer benefícios para a classe, ainda vai oferecer pelo menos 1.500 empregos, entre diretos e indiretos.

Quando o frigorífico estiver pronto, produtor vai entregar o peixe no local, onde o pescado será limpo e embalado, saindo pronto para ser comercializado, inclusive com o selo do serviço de inspeção. A capacidade para produção será de cinco toneladas por dia.

Incentivo - O reinício das obras é mais um compromisso do prefeito Murilo Zauith para impulsionar o setor de piscicultura em Dourados.

Através da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, a prefeitura tem atuado diretamente com a piscicultura, buscando meios para favorecer a comercialização, como é o caso da Feira do Peixe e outras ações.

Encontro - Para discutir assuntos relacionados à atividade, a Prefeitura de Dourados, junto com outros parceiros, realiza de 15 a 17 deste mês, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, o 2º Encontro de Piscicultores de Mato Grosso do Sul.

O frigorífico é um assunto que está na pauta do evento, além da apresentação de novas tecnologias para melhorar os resultados para a produção regional, através de palestras de especialistas na área.

Participam ainda da realização do encontro a Câmara Setorial da Piscicultura de MS, MSPeixe, Embrapa, UFGD, Sebrae/MS, Famasul, Fundação de Turismo, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura), Seprotur, Assossipisco, Agraer, Sindicato Rural de Dourados, Aquabrasil e Projeto Pacu.

Nos siga no Google Notícias