ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Prefeitura deixa alunos de distritos a pé e pais protestam na Câmara

Estudantes de escolas estaduais e particulares que frequentam aulas durante o dia estão sem transporte na zona rural de Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 13/03/2017 11:16
Transporte escolar é alvo de outro protesto em Dourados (Foto: A. Frota/Divulgação)
Transporte escolar é alvo de outro protesto em Dourados (Foto: A. Frota/Divulgação)

Pais de estudantes da rede estadual de ensino que moram nos distritos de Dourados, a 233 km de Campo Grande, vão protestar na noite de hoje (13) na Câmara de Vereadores contra a decisão da prefeitura de suspender o transporte até as escolas que ficam na cidade.

Pelo menos 50 alunos de escolas estaduais e particulares e que frequentam cursos profissionalizantes no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e no Senai durante o dia ficaram sem o transporte escolar.

A prefeitura alega dificuldade financeira para manter o serviço, mas o vereador Madson Valente (DEM) afirma que o município recebe recursos do Estado para oferecer o serviço.

Essa é a segunda vez que a prefeitura é alvo de protestos por causa do transporte escolar. No mês passado, alunos de escolas estaduais que moram em bairros distantes do Centro foram impedidos de entrar nos ônibus mantidos pelo município.

O vereador oposicionista afirma que durante 25 anos a prefeitura manteve o transporte dos estudantes da zona rural, que agora enfrentam transtorno para chegar às escolas.

“A maioria dos pais que vivem em pequenas propriedades rurais não tem condições de manter os filhos morando na cidade para estudar. Uma decisão como esta pode ceifar o futuro de muitos jovens. É uma atitude muito insensível”, afirmou o vereador democrata.

Segundo ele, os pais que vão protestar hoje à noite na Câmara esperam que a prefeita Délia Razuk (PR) reveja a decisão tomada pela Secretaria de Educação.

A prefeitura informou que estuda uma maneira de atender a demanda buscando parcerias, mas salienta que não é obrigação do município transportar alunos de escolas estaduais e de outras instituições de ensino.

O Campo Grande News apurou que o motivo da suspensão é indício de irregularidade na cedência do transporte para alunos que não estão matriculados nas escolas municipais.

Nos siga no Google Notícias