Atrativos de MS levam prêmio por unir turismo e conservação
Visitação controlada e proteção da biodiversidade fazem parte do projeto premiado

Quem faz a flutuação no Rio da Prata ou mergulha na Lagoa Misteriosa, em Jardim (MS), conhece dois dos atrativos de águas cristalinas da Serra da Bodoquena. O trabalho para conservar esses ambientes e mantê-los abertos à visitação rendeu aos dois passeios o primeiro lugar na categoria Master do 2º Prêmio Internacional de Sustentabilidade Brasil-Portugal.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A premiação foi entregue na quinta-feira (5), em Belo Horizonte (MG), aos diretores Eduardo Coelho e Simone Coelho, da Japacanim Ecoturismo, responsável pelos atrativos. Promovida pela Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais, a edição reuniu 21 projetos finalistas e premiou sete iniciativas. A categoria Master reconhece o projeto que melhor integra ações ambientais, sociais e de gestão.
- Leia Também
- Entre gado e águas cristalinas, fazenda de Jardim ganha prêmio nacional
- Atrativo de Bonito conquista selo por destinar corretamente 95,5% dos resíduos
Visitação com controle
O controle da visitação é uma das bases do projeto premiado. A organização dos passeios leva em conta a segurança dos visitantes e a proteção dos rios e da lagoa, dos quais depende a atividade turística. O projeto também reúne ações de proteção da biodiversidade, iniciativas ligadas ao clima e práticas de gestão dos dois atrativos.
Para Luiza Coelho, diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, o prêmio reconhece o trabalho diário das equipes. “Essa conquista reconhece o trabalho de toda a nossa equipe, que realiza diariamente as ações de preservação e melhoria da qualidade ambiental da Serra da Bodoquena”, afirmou.
Além do troféu, a premiação prevê passagens de ida e volta entre Belo Horizonte e Lisboa para a equipe vencedora. A viagem tem como objetivo promover a troca de experiências em sustentabilidade entre Brasil e Portugal.

